O Belenenses venceu esta tarde o Vila Franca do Rosário por 0-1 na deslocação ao concelho de Mafra, com golo de Bruno Botas, triunfo a carimbar a passagem dos azuis aos quartos-de-final da Taça AFL onde vão encontrar o Olivais e Moscavide em nova deslocação ao Estádio Alfredo Marques Augusto, partida agendada para dia 10 de Abril, sexta-feira santa.

Numa quente tarde de sol, muito agradável para a prática do futebol, os adeptos do Belenenses lotaram o Campo do Castanheiro fazendo-se ouvir desde o primeiro minuto no apoio ao nosso onze. E entraram bem na partida os azuis, com mais posse de bola e claro domínio territorial, empurrando o seu adversário para linhas mais recuadas mas sem que esse domínio se traduzisse em lances de grande perigo. Com o passar dos minutos o encontro conheceu momentos de maior equilíbrio, com o Vila Franca do Rosário – formação que disputa a I Divisão da AFL – a conseguir criar alguns problemas ao último terço azul, um dos quais permitiu uma excelente intervenção ao guarda-redes Tomás Foles. Apesar do maior controlo de jogo exercido pelo onze de Nuno Oliveira num partida viva e bem disputada, foi sem golos que se atingiu o intervalo.

O Belenenses voltou a entrar bem para a segunda metade, a mostrar vontade de subir linhas mas perante um adversário que parecia também querer assumir mais o jogo ofensivo, o que passou a permitir aos azuis procurarem mais vezes os espaços nas costas do último reduto da formação da casa. A par do bom posicionamento dos azuis e de um meio-campo muito activo e forte na recuperação de bolas, a mostrar-se forte nas alas, antevia-se que o Belenenses poderia inaugurar o marcador e assim foi com Bruno Botas a concluir com nota elevada mais uma boa transição ofensiva após assistência de Diogo Brito. Em vantagem no marcador o Belenenses manteve o controlo do jogo, mais pausado mas igualmente acutilante, deixando sempre a ideia de que poderia elevar a vantagem. E só por milagre para a formação da casa isso não sucedeu, com Miguel Pinto, depois de um lance de grande qualidade em que tirou todos os adversários da frente, a ser infeliz na hora da concretização rematando por cima da barra. O encontro aproximava-se do final com o Vila Franca do Rosário a tentar tudo para levar o jogo para prolongamento, mas encontrou pela frente uma equipa a revelar solidez e determinação na hora de afastar o perigo. Triunfo justo para os azuis que, desde o apito inicial, foram o conjunto que mais procurou a vitória num jogo em que uma vez mais o apoio ruidoso da massa associativa foi de extrema importância para o desfecho do jogo.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Tomás Foles; João Oliveira, Alex Figueiredo (capitão), Miguel Matos e Jorginho; Ilmo, Rui Janota, Miguel Pinto, Miguel Oliveira, Diogo Brito e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Rodrigo, Luiz Fernando, Sénica, Rafa, Tomás Correia, Magalhães e Rivaldo.

O campeonato regressa no próximo domingo, 1 de Março, às 15h00, para recepção ao Bobadelense no Estádio do Restelo em encontro correspondente à 19ª jornada.