O Belenenses deu início à segunda volta do campeonato com uma vitória ao bater o ADCEO por 0-2 na deslocação ao Campo Fernando Perfeito, na Encarnação, com golos de Miguel Matos e de Rivaldo em compromisso respeitante à 16ª jornada. A equipa alcança os 45 pontos mantendo assim oito pontos de vantagem sobre o Atlético do Cacém e 16 pontos de avanço sobre o Cascais, formação que ocupa o terceiro lugar, dando seguimento a um assinalável percurso feito de quinze vitórias e uma derrota, cinquenta e dois golos marcados contra apenas onze sofridos.

Não obstante uma agradável tarde de sol convidativa a outros passeios, os belenenses deslocaram-se em grande número ao Campo Fernando Perfeito, no bairro da Encarnação – onde os azuis foram muito bem recebidos – para acompanharem a equipa de futebol neste arranque de segunda volta. À procura da segunda vitória consecutiva longe do Restelo depois do triunfo no Bairro da Boavista, Nuno Oliveira manteve o onze de há uma semana fazendo apenas uma alteração: o regresso de Miguel Matos para o lugar que tem vindo a ser ocupado por André Serra, ausente da convocatória por lesão. Assistiu-se a um jogo repartido ao nível da posse de bola, com a ADCEO a procurar surpreender os azuis, mas com maior eficácia dos azuis do Restelo, que numa exibição competente mas sem deslumbrarem se adiantaram no marcador por intermédio de Miguel Matos, selando da melhor forma o regresso aos relvados. Pouco depois foi a vez de Rivaldo regressar aos golos, dando uma margem de algum conforto no marcador à entrada para o intervalo. Destaque ainda, nos primeiros quarenta e cinco minutos, para uma sensacional defesa de Tomás Foles na sequência de um pontapé livre directo superiormente batido.

A segunda metade surgiu menos emotiva, especialmente nos primeiros momentos, com o Belenenses a controlar o jogo perante uma formação da casa que nunca se rendeu e que sempre procurou chegar ao golo. Com o passar dos minutos, a nota de maior relevo para os adeptos do Belenenses foi a entrada em campo de Miguel Pinto e de Rafa, dois dos reforços de Inverno dos azuis, ambos a deixarem boas indicações e ambos com oportunidade para aumentar a vantagem, o que apenas não sucedeu em resultado de duas grandes intervenções do guarda-redes da casa. Em resumo, posse de bola repartida com os azuis a resolverem na eficácia dando início a uma segunda volta da prova que se pretende tão boa como a primeira.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Tomás Foles; João Oliveira, Miguel Matos, Alex Figueiredo e Jorginho; Benny Ribolhos (Cap.), Sénica, Rui Janota, Tomás Correia, Rivaldo e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Rodrigo, David Varges, Ilmo, Rafa, Miguel Pinto, Miguel Oliveira e Afonso Alcario.

O campeonato prossegue no próximo domingo, dia 9 de Fevereiro, com o Belenenses a receber o Águias de Camarate no Estádio do Restelo naquele que será o primeiro jogo em casa da segunda metade da temporada.

Confira os resultados da 16ª jornada:

ADCEO, 0 – Belenenses, 2
Porto Salvo, 1 – Fontainhas, 1
Linda-a-Velha, 3 – Mem Martins, 0
Águias da Musgueira, 5 – Oeiras, 3
Águias de Camarate, 0 – Estoril B, 0
Santo António, 0 – Cascais, 5
At. Cacém, 1 – Olivais e Moscavide, 0
Bobadelense, 0 – Algés, 1

Confira a classificação após a 16ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 16