O Belenenses conheceu esta tarde a primeira derrota da temporada ao perder por 1-2 frente ao Atlético do Cacém, segundo classificado, numa partida em que Bruno Botas assinou o golo dos azuis. A equipa vê reduzida para seis pontos a vantagem sobre o seu adversário de hoje, fruto de treze vitórias e uma derrota, com catorze pontos de vantagem sobre o Cascais que ocupa a terceira posição da tabela. O registo de golos é agora de quarenta e seis marcados e dez sofridos a apenas uma ronda do final da primeira volta.

Depois de uma vitória em Moscavide, foi num regresso ao Restelo com muito público – também a equipa visitante se fez representar com uma ruidosa falange de apoio – que a massa associativa aplaudiu Pedro Fogeiro, atleta que por razões familiares colocou hoje um ponto final na carreira de futebolista. E ainda antes do apito inicial, naquele que foi o primeiro jogo no Estádio do Restelo em 2020, foi respeitado um minuto de silêncio em memória de todos os sócios do Belenenses que nos deixaram no ano que terminou.

Dentro das quatro linhas, assistiu-se a uma “tarde não” – como tantas vezes diz a vox populi, com o Belenenses a não entrar bem e a não se encontrar ao longo dos noventa minutos, salvo um período de cerca de quinze minutos da segunda parte em que tudo indicava que os azuis iriam dar a volta ao marcador. A uma troca de bola do Belenenses que se traduzia num domínio inconsequente, apenas com alguns remates mais de longe a passarem muito perto dos postes, respondia o Atlético do Cacém com contra-ataques rápidos sendo numa dessas iniciativas que, com um bom remate cruzado já no interior da grande área, inaugura o marcador. Seguiram-se minutos de maior vivacidade dos azuis, que cedo se viram com mais uma unidade em campo por expulsão de Patrick Rosário. Mas o Belenenses voltou a sentir dificuldades a jogar contra dez e perante um adversário que muitas vezes colocava atrás uma linha de seis elementos, causando muitas dificuldades ao habitual estilo de jogo do onze da Cruz de Cristo que seguiram para o intervalo em desvantagem no marcador.

A equipa surgiu mais atrevida para a segunda metade, com lateralizações mais rápidas e procurando as alas com maior eficácia, deixando a sensação de que o empate poderia chegar a qualquer momento. E chegou. Ainda cedo nos segundos quarenta e cinco minutos, Bruno Botas surgiu a finalizar, dando então o Belenenses início a um período de quinze minutos em que dominou totalmente os acontecimentos, adivinhando-se um segundo golo que apesar disso não surgiu. Daí em diante, com o passar dos minutos, a equipa foi perdendo discernimento e veio a sofrer um segundo golo na transformação de um livre directo numa das poucas ocasiões em que o Cacém chegava à baliza defendida por Rodrigo. Novamente em desvantagem no marcador, o Belenenses procurava novamente o equilíbrio no marcador mas fazia-o mais com o coração do que com a cabeça e tendo que enfrentar largos minutos de anti-jogo que quase tornaram impossível que se jogasse futebol no Restelo quando o final do tempo regulamentar se aproximava. Com escassos cinco minutos de compensação para dar a volta ao encontro, a “tarde não” do Belenenses voltou a fazer-se sentir aos 94 minutos, com os azuis a desperdiçarem uma oportunidade clara de golo praticamente em cima da baliza. Vitória de um conjunto que foi muito competente na sua deslocação ao Restelo, numa tarde de futebol em que provavelmente o empate teria sido o resultado mais justo.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Rodrigo; João Oliveira, André Serra, Ilmo e David Varges; Benny Ribolhos (Cap.), Sénica, Rui Janota, Miguel Oliveira, Alcario e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, Pedro Fogeiro, Jorginho, Tomás Correia, Rivaldo e Ruben Braga.

O campeonato regressa já no próximo domingo com uma deslocação ao Bairro da Boavista, às 15h00, para defrontar o Santo António no encerramento da primeira volta.

Confira os resultados da 14ª jornada:

Belenenses, 1 – At. Cacém, 2
Algés, 0 – Águias de Camarate, 3
Cascais, 3 – Olivais e Moscavide, 2
Fontainhas, 0 – Águias da Musgueira, 1
Linda-a-Velha, 2 – Bobadelense, 1
Mem Martins, 2 – Porto Salvo, 2
Estoril Praia B,  – Santo António,
Oeiras,  2 – ADCEO, 3

Confira a classificação após a 14ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 14