Em face de um comunicado ontem dado a conhecer pelo Partido Ecologista “Os Verdes” que colocou uma pergunta ao Ministério da Economia e Transição Digital sobre o futuro profissional dos 75 trabalhadores da sala de bingo do Clube de Futebol “Os Belenenses”, vem a Direcção do Clube uma vez mais esclarecer o seguinte:
1. Tal como foi detalhadamente explicado pelo então vice-presidente responsável em Assembleia Geral realizada no dia 18 de Junho de 2019, foi aberto concurso público, pelo Estado português, para a exploração da sala de jogo do bingo do CFB, tendo o Belenenses apresentado a sua candidatura no âmbito de um consórcio, sendo preocupação fundamental do Clube de Futebol “Os Belenenses” a manutenção da totalidade dos postos de trabalho existentes.
2. Acresce que não apenas era esta a principal preocupação do Clube como era, inclusive, requisito do próprio Concurso que quem se candidatasse à exploração da sala estivesse na obrigação de assegurar a continuidade de todos os postos de trabalho, pelo que a principal preocupação do Clube, do Governo e da generalidade das forças políticas e sindicais ficou desde logo assegurada independentemente da candidatura vitoriosa.
3. O concurso decorreu normalmente, com a proposta do consórcio integrado pelo Belenenses a apresentar a segunda melhor candidatura em termos de valores apresentados, sendo que a proposta mais alta foi apresentada pela empresa Pefaco, mas excluída em face das peças do concurso público, conforme o presidente do Clube já havia informado em Assembleia Geral realizada em 31 de Outubro de 2019. A deliberação que excluiu a Pefaco deste concurso foi entretanto validada judicialmente no passado dia 13 de Janeiro de 2020, após iniciativa judicial que aquela empresa interpôs contra a decisão do Estado de a excluir do Concurso.
4. Deste modo, o Clube de Futebol “Os Belenenses” garante uma vez mais a salvaguarda dos postos de trabalho da sala de bingo e das condições de trabalho dos 75 trabalhadores que ali exercem funções, aguardando que a Tutela indique a data de entrada em funções do novo operador entretanto constituído no âmbito do consórcio acima referido, que fará a gestão da sala de Bingo durante os próximos 20 anos e nos termos das deliberações da Assembleia Geral do Clube de 18 de Junho de 2019, tomadas por maioria qualificada de dois terços.
Estádio do Restelo, 21 de Janeiro de 2020
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”