O Belenenses regressou esta tarde às vitórias na deslocação ao Bairro da Boavista, ao vencer o Santo António por 1-4 com golos de Bruno Botas (2), Alex Figueiredo e Jorginho no jogo que assinala o final da primeira volta do campeonato. A equipa fecha a primeira metade da prova com oito pontos de vantagem sobre o Atlético do Cacém que ocupa a segunda posição, e com 16 pontos de avanço sobre o Cascais que ocupa o terceiro posto, fruto de um percurso fantástico feito de catorze vitórias e uma derrota, atingindo os cinquenta golos marcados contra onze sofridos.

Vindos da primeira derrota da temporada, os azuis regressaram a Monsanto com a vontade de rapidamente regressarem às vitórias, beneficiando de uma significativa falange de apoio, incansável nos cânticos e no apoio à equipa ao longo dos noventa minutos. Num campo que coloca muitas dificuldades a quem o visita pela sua reduzida dimensão, após os primeiros minutos de estudo mútuo o Belenenses tomou conta do jogo e dominou por completo as operações, numa primeira parte em que apontou quatro golos e outros tantos ficaram por concretizar. Foi evidente o domínio dos comandados de Nuno Oliveira, que abriram o activo por intermédio de Bruno Botas na transformação de uma grande penalidade – Botas que hoje bisou e assumiu a posição de melhor marcador dos azuis na primeira metade da temporada. Dois golos de Alex Figueiredo e Jorginho, marcados praticamente de seguida, sentenciavam ao intervalo um jogo que até aí foi, em termos de criação de perigo, quase de sentido único.

Uma vantagem de quatro golos ao intervalo não deixava antever uma segunda metade emocionante, e isso mesmo se verificou dentro das quatro linhas com um adversário que procurou jogar mais no risco, subindo linhas, ao passo que o Belenenses controlava o jogo procurando sobretudo sair em contra-ataque. Foi uma segunda parte de muita luta a meio campo e que não proporcionou um bom espectáculo ao contrário do que tínhamos visto nos primeiros quarenta e cinco minutos, com a partida a arrastar-se sem golos e com uma assinalável condescendência da equipa de arbitragem para com um jogo que, a espaços, foi muito duro por parte da formação da casa, a justificar acção disciplinar que nunca se veio a verificar. Destaque, nestes segundos quarenta e cinco minutos, para uma execução de belo efeito que na transformação de um livre permitiu ao Santo António reduzir o marcador. No balanço, uma vitória justíssima de um Belenenses que entrou no jogo com fome de bola, a querer modificar a imagem deixada há oito dias e que foi muito competente na forma como encarou o encontro, fechando com chave de ouro a primeira metade de época.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo e David Varges; Benny Ribolhos (Cap.), Rui Janota, Jorginho, Tomás Correia, Rivaldo e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Rodrigo, Miguel Matos, Rafa, Gonçalo Medeiros, Sénica, Miguel Oliveira e Afonso Alcario.

O campeonato interrompe agora para compromissos da Taça e o Belenenses inicia a 2ª volta da competição no próximo dia 2 de Fevereiro, no Campo Fernando Perfeito, na Encarnação, para defrontar o ADCEO.

Confira os resultados da 15ª jornada:

Santo António, 1 – Belenenses, 4
At. Cacém, 1 – Cascais, 1
Olivais e Moscavide, 2 – Mem Martins, 2
ADCEO, 2 – Estoril B, 3
Águias de Camarate, 1 – Oeiras, 1
Bobadelense, 3 – Fontainhas, 3
Águias da Musgueira, – Algés,
Porto Salvo, 0 – Linda-a-Velha, 0

Confira a classificação após a 15ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 15