O Belenenses venceu esta tarde por 2-3 na deslocação ao terreno do Estoril Praia, na décima jornada do Campeonato da II Divisão da AFL, vitória com golos de João Santos (2) e Ricardo Viegas. Um triunfo que reforça o primeiro lugar da equipa comandada por Nuno Oliveira, que agora conta nove pontos de vantagem sobre a dupla constituída por Mem Martins – o próximo adversário dos azuis – e At. Cacém. À liderança isolada soma-se um notável registo de golos, agora com 37 golos apontados e sete sofridos.

Num fim de tarde com muito frio e ainda mais vento a dificultar a tarefa aos atletas, foi grande o apoio dos adeptos do Belenenses que marcaram presença na Amoreira em bom número ajudando a equipa a lançar-se na procura do golo desde o primeiro minuto. Procuraram os azuis sair na frente, com mais posse de bola e pendor ofensivo, num jogo dividido perante um opositor com muita qualidade, que joga o jogo pelo jogo e que surgia veloz no último terço, procurando tirar partido em contra-ataques rápidos do maior balanceamento atacante do Belenenses. Ainda assim, a equipa de Nuno Oliveira apresentava-se bastante competente e chegou ao golo por João Santos que converteu uma grande penalidade a castigar falta sobre Tomás Correia. Respondia a equipa da casa mas voltaram a ser os azuis a chegar ao golo, novamente por João Santos, com um grande pontapé após um bom controlo do espaço de Bruno Botas, vantagem de dois golos com que se atingia o intervalo.

A segunda metade abriu com golo do Estoril, voltando a obrigar o Belenenses a partir em busca do golo da tranquilidade. O jogo continuava dividido, tónica de quase todo o encontro, mas não tardou até que os azuis aumentassem novamente a vantagem: Bruno Botas surgiu oportuno na direita, entrou na área em habilidade sendo carregado em falta, com o árbitro a assinalar o consequente castigo máximo. Chamado à marcação, Ricardo Viegas não perdoou e restabeleceu a vantagem de dois golos. Os segundos quarenta e cinco minutos tiveram menor qualidade do que a primeira parte, mas a partida prosseguiu com lances de perigo junto de ambas as balizas. E foi já em tempo de compensação que o Estoril voltou a reduzir, desta vez na transformação de uma grande penalidade. Em resumo, vitória justa de um Belenenses que esta tarde foi bastante competente frente a uma equipa a quem não falta velocidade e qualidade técnica.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Ilmo e Jorginho; Rui Janota, Benny Ribolhos (capitão), Ricardo Viegas, Tomás Correia, João Santos e Bruno Botas. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Rodrigo, Pedro Fogeiro, Bonfanti, Sénica, Miguel Oliveira, Afonso Alcario e Ruben Braga.

A equipa regressa à acção já no próximo domingo, 8 de Dezembro, às 15h00, no Complexo Desportivo da Quinta do Recanto, para um difícil compromisso frente ao Mem Martins, segundo classificado, uma partida em que uma vez mais será determinante o forte apoio dos nossos associados e adeptos.

Confira os resultados da 10ª jornada:

Estoril Praia B, 2 – Belenenses, 3
Linda-a-Velha, 2 – Santo António, 0
Fontainhas, 1 – At. Cacém, 2
Algés, 2 – Olivais e Moscavide, 3
Porto Salvo, 3 – ADCEO, 5
Bobadelense, 2 – Águias de Camarate, 2
Águias da Musgueira, 1 – Mem Martins, 1
Oeiras, 4 – Cascais, 2

Confira a classificação após a 10ª jornada

Futebol Classificação Jornada 10