O Belenenses venceu esta tarde o Cascais por 3-1 no regresso ao Estádio do Restelo em partida da 12ª jornada do do Campeonato da II Divisão da AFL, vitória alcançada com golos de Miguel Oliveira, Bruno Botas e João Oliveira, um triunfo que permite à equipa comandada por Nuno Oliveira chegar ao final do ano com doze vitórias em doze jogos disputados, atingindo os 36 pontos na tabela num registo exemplar que lhe permite manter nove pontos de vantagem sobre o At. Cacém, o mais directo perseguidor dos azuis. Um arranque de campeonato também com um fantástico registo de quarenta e três golos marcados e nove sofridos.

Foi com mais uma tarde de chuva que o futebol se despediu de 2019 no Estádio do Restelo, num encontro marcado pela generosidade dos adeptos do Belenenses que se apresentaram na sua casa com inúmeros brinquedos e bens alimentares que serão agora entregues às Juntas de Freguesia da Ajuda e de Belém, respondendo ao apelo do Clube visando proporcionar um Natal mais feliz às crianças mais desfavorecidas das zonas mais próximas do nosso complexo desportivo. A par disso, o Belenenses recebeu hoje a visita de Stoycho Mladenov, um dos melhores de sempre a vestir a Camisola da Cruz de Cristo, um regresso a casa muito saudado pelos adeptos antes, durante e após a partida – parte deles com muita emoção -, com o ex-futebolista búlgaro a ser homenageado pelo Clube no intervalo do encontro perante o aplauso generalizado do público.

Dentro das quatro linhas, com um terreno pesado, assistiu-se a uma primeira parte monótona e sem grandes oportunidades criadas, a espaços até com maior ascendente da formação visitante que procurava a rapidez nas alas e alguns remates de meia distância. Foram quarenta e cinco minutos de equilíbrio, sem grande história e de pouca inspiração, nos quais o Belenenses não conseguiu colocar em campo a sua habitual qualidade de jogo.

O Belenenses entrou totalmente diferente para a segunda metade do encontro, jogando simples e com competência, criando desequilíbrios e momentos de muito bom futebol, aproximando-se então da qualidade que vem registando ao longo da época. Adivinhava-se o golo mas foram até dois de rajada, da autoria de Miguel Oliveira e de Bruno Botas. O Dramático de Cascais nunca virou a cara à luta mas foram os azuis a aumentar a vantagem para três golos, desta feita com um fantástico pontapé de João Oliveira. Com o jogo controlado, o Belenenses voltou a dispor de oportunidades para coltar a mexer no marcador mas foi a equipa visitante a reduzir já perto do final da partida. Uma vitória justa da melhor equipa frente a um adversário que mostrou solidez e nunca teve receio de procurar ser feliz nesta visita ao Restelo.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Rodrigo; João Oliveira, André Serra, Ilmo e Jorginho; Benny Ribolhos (capitão), Sénica, Rui Janota, Miguel Oliveira, João Santos e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, David Varges, Pedro Fogeiro, Tomás Correia, Afonso Alcario e Rivaldo.

O campeonato volta logo no início de 2020, mas a equipa regressa à acção no domingo, 29 de Dezembro, às 14h30, na deslocação a Cascais para defrontar a Associação Torre em partida da 3ª eliminatória da Taça AFL.

Confira os resultados da 12ª jornada:

Belenenses, 3 – Cascais, 1
Algés, 2 – Santo António, 2
Estoril Praia B, 1 – Olivais e Moscavide, 1
Fontainhas, 1 – ADCEO, 1
Linda-a-Velha, 2 – Águias de Camarate, 2
Bobadelense, 2 – Mem Martins, 2
Porto Salvo, 3 – Águias da Musgueira, 1
Oeiras, 2 – At. Cacém, 3

Confira a classificação após a 12ª jornada