O Belenenses venceu esta tarde a Associação Torre por 1-3 na deslocação a Cascais, um triunfo alcançado com golos de Bruno Botas (2) e João Santos a carimbar a passagem dos azuis aos dezasseis avos de final da Taça AFL numa época sem nada a apontar: os comandados de Nuno Oliveira contam por vitórias os quinze jogos oficiais disputados, doze para o campeonato e três para a Taça, fechando o ano de 2019 com cinquenta e três golos marcados no conjunto das duas provas.

Numa tarde de sol, muito agradável para a prática do futebol, foi uma vez mais muito grande a mancha azul que lotou por completo o Campo Alfredo Pinheiro em busca de mais uma vitória num terreno onde o Belenenses na época passada não foram felizes sofrendo a primeira derrota da temporada. E o facto é que não obstante a boa entrada dos azuis, com excelente atitude, foi a formação da casa a chegar à vantagem recordando aos adeptos o desaire de 2018/19. A correr atrás do prejuízo, o Belenenses lançou-se novamente em busca do golo e, até ao intervalo, encostou às cordas o onze da Torre, criando inúmeros lances de perigo e de vantagem quer nas alas quer no centro do terreno. Foi num desses momentos que um remate inspirado de Bruno Botas empatou a partida, colocando no marcador o resultado que se verificava ao intervalo.

O Belenenses voltou a entrar forte para a segunda metade e rapidamente se colocou em vantagem, novamente por intermédio de Botas a concluir com sucesso a transformação de um livre apontado ainda a meio campo. Os azuis procuraram então refrear a partida tomando conta dos acontecimentos com calma e foi sem grande surpresa que minutos depois aumentaram novamente a contagem, desta vez por intermédio de João Santos, na transformação de uma grande penalidade. Com uma vantagem mais confortável, novo sobressalto para a equipa do Restelo: à passagem do quarto de hora, o capitão Benny Ribolhos foi expulso por acumulação de cartões amarelos, levando nova emoção aos adeptos de ambos os conjuntos. A Associação Torre nunca virou a cara à luta mas o Belenenses, ainda que em desvantagem numérica, controlou os acontecimentos olhando sempre a possibilidade de festejar novo golo. Foi uma vitórias justíssima da melhor equipa em campo, frente a um adversário que é forte candidato à subida e que mais uma vez mostrou ser capaz de criar inúmeras dificuldades aos seus adversários nomeadamente quando joga perante o seu público.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Rodrigo; João Oliveira, Alex Figueiredo, Ilmo e Jorginho; Benny Ribolhos (capitão), Sénica, Rui Janota, Tomás Correia, João Santos e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Gabriel Bonfanti, Miguel Matos, David Varges, Miguel Oliveira, Afonso Alcario e Ruben Braga.

O sorteio da 4ª eliminatória da Taça AFL terá lugar no próximo dia 7 de Janeiro, terça-feira, às 18h15, saindo o adversário do Belenenses de um lote de equipas constituído por Palmense, Atlético da Malveira, Alta de Lisboa, Tires, Lourinhanense, Damaiense, Santa Iria, Futebol Benfica, Vila Franca do Rosário – todas estas formações a competirem na I Divisão -, Atlético Povoense, Olivais e Moscavide, Estoril B, Linda-a-Velha, Oeiras e Ponte de Frielas.

O campeonato regressa no próximo domingo, 5 de Janeiro, às 15h00, com o Belenenses a visitar o Olivais e Moscavide em encontro marcado para o Estádio Alfredo Marques Augusto e correspondente à 13ª jornada.