O Belenenses venceu esta tarde o Oeiras por 3-2, no Estádio do Restelo, na nona jornada do Campeonato da II Divisão da AFL, um triunfo alcançado ao cair do pano com golos de João Santos, Ricardo Viegas e Rivaldo. Uma vitória que vale à formação orientada por Nuno Oliveira a manutenção da vantagem sobre o segundo classificado – Mem Martins – com sete pontos, mas beneficiando agora de nove pontos de vantagem sobre a dupla de terceiros classificados agora composta por AT. Cacém e Cascais. Os azuis da Cruz de Cristo juntam à liderança isolada da tabela um registo muito favorável de golos, com 36 golos apontados e apenas cinco sofridos.

Em tarde chuvosa, de terreno pesado e, por vicissitudes de calendarização coincidindo com o jogo da Selecção Nacional que assegurou no Luxemburgo a presença no próximo Europeu, não faltou uma bancada ruidosa aos comandados de Nuno Oliveira num compromisso que se adivinhava difícil, frente ao Oeiras, até esta tarde o terceiro classificado da tabela. Entraram bem os azuis que cedo chegaram ao golo por intermédio de João Santos, quase abrindo dessa forma uma primeira metade com repartição de bola frente a um adversário que mostrou capacidade para entrar na luta pelas posições de subida. Não foi uma primeira parte fácil, longe disso, embora não tenham faltado aos azuis oportunidades para dilatar a vantagem, o que veio apenas a suceder por intermédio de Ricardo Viegas na transformação de uma grande penalidade, já perto de um intervalo que não chegou sem que o Oeiras – já em inferioridade numérica – tenha logrado reduzir a distância no marcador.

E se os primeiros quarenta e cinco minutos arrancaram com o golo do Belenenses, a segunda parte arrancou em sinal contrário com o adversário a chegar ao empate nos instantes iniciais, com muita felicidade, num livre em que um desvio improvável enganou Tomás Foles retirando-lhe a possibilidade de defesa. Com a igualdade reposta, assistiu-se durante alguns minutos a um jogo mais arrastado, com o Belenenses logo depois a tomar novamente conta do jogo e a procurar profundidade nas alas em busca de nova vantagem. Se o golo do empate foi a primeira contrariedade dos azuis, a lesão de João Santos foi a segunda, obrigando Nuno Oliveira a mexer na equipa para lançar Juan. Os azuis estavam instalados no meio campo adversário quando o Oeiras teve nova oportunidade para marcar, desta vez negada por uma excelente intervenção de Tomás Foles. Em busca dos três pontos, do banco saíram de uma assentada Sénica, Jorginho e Rivaldo e o Belenenses carregava cada vez mais, com um adversário a recuar linhas, retrato de um jogo que entrava nos descontos. E foi no último dos derradeiros seis minutos concedidos pela equipa de arbitragem que, com fortíssimo apoio dos adeptos, Rivaldo correspondeu da melhor maneira a um livre para assegurar que ficavam no Restelo mais três merecidos pontos, não obstante o jogo menos conseguido.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze composto por Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Ilmo e David Varges; Rui Janota, Benny Ribolhos (capitão), Miguel Oliveira, Ricardo Viegas, João Santos e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, sentavam-se Rodrigo, Alex Figueiredo, Jorginho, Sénica, Tomás Correia, Juan e Rivaldo.

A equipa regressa à acção já no próximo domingo às 15h00, novamente no Estádio do Restelo, para a recepção ao SC Frielas em compromisso referente à 2ª eliminatória da Taça AFL, um jogo para o qual os bilhetes já se encontram à venda na Secretaria e na Loja Azul, com um valor de 2€.

Confira os resultados da 9ª jornada:

Belenenses, 3 – Oeiras, 2
Cascais, 3 – Algés, 1
Mem Martins, 5 – Estoril B, 0
Olivais e Moscavide, 2 – Fontainhas, 1
At. Cacém, 4 – Linda-a-Velha, 1
ADCEO, 1 – Bobadelense, 1
Santo António, 3 – Porto Salvo, 0
Águias de Camarate, 0 – Águias da Musgueira, 0

Confira a classificação após a 9ª jornada

Futebol Classificação Jornada 9