O Belenenses venceu o SC Frielas por 3-1, no último de quatro jogos consecutivos no Estádio do Restelo a preencherem todo o mês de Novembro, em partida da 2ª eliminatória da Taça AFL. Os azuis seguem assim em frente na competição fruto de uma vitória como golos de Bruno Botas, Sénica e Ruben Braga num encontro que necessitou de prolongamento após empate a uma bola que se registava no final do tempo regulamentar. A formação orientada por Nuno Oliveira aguarda agora o adversário da 3ª eliminatória, fase na qual já participam as equipas que disputam a I Divisão da AFL, com o sorteio agendado para o próximo dia 3 de Dezembro, às 18h30, na sede da AFL.

A tarde anunciava-se fria e chuvosa, com um terreno pesado a dificultar a tarefa das duas equipas, o que não impediu o Belenenses de entrar na partida empurrado pelo apoio dos seus adeptos e procurando como habitualmente colocar-se em vantagem desde cedo. Mas se o conseguiu, rapidamente a partida se mostrou mais de luta do que de jogadas de encher o olho e de lances de qualidade individual. As condições climatéricas não ajudavam, os azuis pecavam na finalização e só perto da meia hora de jogo os azuis inauguraram o marcador com um belíssimo remate de Bruno Botas. E foi com a vantagem de um golo que se atingiu o intervalo, um resultado justo para o que se viu dentro das quatro linhas.

A segunda metade surgiu diferente e com a chuva a fazer-se sentir com maior intensidade. Adaptaram-se pior os azuis em terreno hoje pouco propenso ao seu modelo de jogo, deixando-se adormecer um pouco e controlando a maior parte da partida em modo de circulação de bola. Não aparecendo o golo da tranquilidade, o adversário ganhou confiança e, com o passar dos minutos, foi arriscando cada vez mais no último terço, levando por diversas vezes perigo à baliza do Belenenses com Tomás Foles a responder em grande nível por uma mão cheia de ocasiões. E foi numa dessas investidas que o SC Frielas, já perto do final e quando a equipa se encontrava reduzida a dez unidades, alcançou um empate que foi um justo e merecido prémio para a formação visitante. O cenário mudou radicalmente a partir daí, com o Belenenses a lançar-se no ataque criando duas oportunidades de golo ainda antes do final dos noventa minutos.

Chegava o prolongamento na mesma toada, com os azuis a mostrarem mais velocidade e condição física, sendo então sem surpresa que a eliminatória ficou decidida com golos de Sénica e de Ruben Braga. Um triunfo justo mas difícil numa partida em que os azuis complicaram bastante a sua missão frente a um bom adversário que se apresentou no Restelo com muita vontade de surpreender.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo e David Varges; Benny Ribolhos (capitão), Sénica, Rui Janota, Ricardo Viegas, Rivaldo e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estiveram Rodrigo, Bonfanti, Pedro Fogeiro, Ilmo, Miguel Oliveira, Juan e Ruben Braga.

A equipa regressa à acção já no próximo domingo, às 15h00, na Amoreira, para defrontar o GD Estoril Praia B em compromisso referente à 10ª jornada do campeonato.

Confira os resultados da 2ª eliminatória da Taça AFL: