No ano do Centenário do Clube de Futebol “Os Belenenses” o basquetebol sénior feminino está de regresso, possibilitado por um protocolo entre o nosso Clube e a Universidade NOVA de Lisboa.

A equipa sénior feminina já se encontra inscrita no LIII Campeonato Nacional da 2ª Divisão pelo que o basquetebol azul passa a contar com equipas em todos os escalões masculinos e femininos, de minibásquete até seniores.

Recorde-se que o Belenenses foi o primeiro Campeão Nacional Feminino da história do Basquetebol português, na época 1954/1955, e que é um dos poucos clubes portugueses com títulos nacionais seniores em ambos os géneros.

 

“Após um longo percurso desde o minibásquete, iniciado pelo nosso grande San Payo Araújo, hoje vejo o nosso projeto feminino a consolidar, mais pessoas a acreditarem nele e finalmente a termos todos os escalões. É com grande satisfação e orgulho que vejo este protocolo entre duas grandes instituições, o Belenenses e a NOVA, o qual demonstra o nosso grande compromisso de continuar a dar condições desportivas mas também académicas de futuro às nossas atletas. Aliar o desporto e o ensino é para nós fundamental.”

– Mário Boa-Nova, treinador das equipas Sub-19F e Sub-16F do Belenenses

“Ser convidada para representar o Clube de Futebol “Os Belenenses” neste retorno do clube ao campeonato de seniores femininos é uma honra, pois teremos o prazer de jogar com a camisola da primeira equipa campeã nacional do escalão. Será uma jornada maravilhosa e estou muito feliz porque pessoalmente representa meu retorno à competição federada em Portugal após o nascimento do meu filho, mas principalmente porque estarei ao lado das minhas meninas da equipa de basquetebol da NOVA que há alguns anos são a minha família — além de excelentes jogadoras. E ainda por trabalhar com as jovens jogadoras Sub-19 do Clube que certamente irão trazer potencial/qualidade à equipa sénior. Juntas e com nosso treinador, Filipe Folque, e mais a equipa técnica e estrutura dirigente do Belenenses tenho certeza de que trabalharemos duro e não pouparemos suor nem “sprints” para este retorno tão celebrado.”

– Camila Amaral, jogadora e capitã da equipa sénior feminina.

“É uma honra vestir a camisola deste Grande Clube de Portugal, reconhecido na Europa e no Mundo. Queremos proporcionar às nossas estudantes-atletas todas as condições necessárias para poderem conciliar a formação académica com o desporto de competição. Ao mesmo tempo, queremos que estas possam servir de exemplo às mais jovens mostrando o caminho para um currículo académico e desportivo de excelência.”

– Filipe Folque, Treinador da equipa sénior feminina.