O Belenenses venceu esta tarde o SC Linda-a-Velha B por 1-4 na deslocação ao Estádio Fernando Magalhães, em partida da 29ª jornada, com os golos dos azuis a serem apontados por Alex Figueiredo, Ricardo Viegas, Tomás Castro e João Santos. Um triunfo que deixa a equipa da Cruz de Cristo com 79 pontos na tabela, numa caminhada feita agora de vinte seis vitórias, um empate e duas derrotas, com 134 golos marcados e 16 sofridos.
Os azuis da Cruz de Cristo irão ainda disputar o título de campeões da I Divisão da AFL numa final que será jogada no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, às 17h00 do próximo dia 15 de Junho, sábado, e na qual o Belenenses terá por adversário o Bocal – a formação que conquistou de forma brilhante a Série 1 da I Divisão.
Numa tarde de muito calor, o reduto do Linda-a-Velha conheceu uma assistência agradável com o Belenenses a ser mais uma vez apoiado por muitos adeptos que não quiseram faltar à última deslocação da temporada, apesar do tempo estar mais convidativo para outro tipo de programa. E foi uma tarde bonita, desde logo em que a equipa do Restelo não quis deixar de vincar a sua amizade e solidariedade para com Tomás Flechinha, jovem adepto do Belenenses que acompanhou a equipa ao longo de toda a temporada e que atravessa um momento difícil da sua vida, a quem foi dedicado o primeiro golo dos azuis e que acompanhou os atletas, no final da partida, na habitual saudação aos adeptos. Força, Tomás!
Talvez em função da temperatura, o jogo começou morno, repartido, com muitas falhas de parte a parte e com contacto físico regular, um mau arranque numa tarde em que também a arbitragem não entrou bem, enervando as duas equipas. Os azuis assentaram o jogo a meio do primeiro período, marcando dois golos de rajada por intermédio de Alex e de Ricardo Viegas, vantagem que se manteve até ao intervalo. Neste primeiro período, destaque para um sensacional pontapé de bicicleta de Francisco Sénica a que o guarda-redes da equipa da casa respondeu com uma excelente defesa, um grande momento de futebol que fica na memória dos espectadores presentes em Linda-a-Velha.
A equipa da casa entrou forte para a segunda parte e cedo logrou diminuir a vantagem dos azuis, seguindo-se mais alguns minutos em que o Belenenses teve dificuldades em fazer valer o seu jogo. Procurando espaços nas alas fruto de transições rápidas, os azuis começaram a dar a ideia de que o terceiro golo chegaria em breve, o que veio a suceder por intermédio de Tomás Castro, com João Santos a fechar a contagem pouco depois. Sem alcançar uma grande exibição, os azuis conquistaram mais três pontos e podem terminar a sua série, já na próxima semana, com um assinalável registo superior a 80 pontos e a 135 golos apontados.
O técnico Nuno Oliveira apresentou um onze formado por Afonso Nunes; Evandro, Alex Figueiredo (Cap.), André Serra e Jojó; Ilmo, Sénica, Ricardo Viegas, Tomás Castro, Varela e João Santos. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, Miguel Matos, David Varges, João Trabulo, Pedro Rosário, Rivaldo e Afonso Alcario.
O campeonato regressa para a derradeira jornada já no próximo domingo, dia 9 de Junho, às 17h00, no Estádio do Restelo, onde va receber a Fundação Salesianos numa tarde de festa a que se seguirá, em mês de Santos Populares, um grande Arraial do Centenário com início logo após o encontro.
Confira os resultados da 29ª jornada:
Linda-a-Velha B, 1 – Belenenses, 4
Amavita, 1 – Carcavelos, 5
Trajouce, 3 – CD Belas, 2
Fund. Salasianos, – Porto Salvo,
Malveira da Serra, – Talaíde,
Abóboda, – Torre,
Estrela, 2 – CDOM-PN, 2
SL Olivais, 1 – Operário, 2
Confira a classificação após a 29ª jornada: