O Belenenses registou hoje o segundo desaire da época no campeonato ao perder na deslocação ao terreno do AC Porto Salvo por 2-1, em partida da 28ª jornada, com o golo dos azuis a ser apontado por Ricardo Viegas na segunda metade do encontro. Um triunfo que deixa a equipa da Cruz de Cristo com 76 pontos na tabela, numa caminhada feita agora de vinte e cinco vitórias, um empate e duas derrotas, com 130 golos marcados e quinze sofridos.

Os azuis da Cruz de Cristo irão disputar o título de campeões da I Divisão da AFL numa final que será jogada em campo neutro e na qual terão por adversário o Bocal, que conquistou a Série 1 da I Divisão com um registo também digno de nota.

Numa tarde agradável para a prática do futebol, foram muitos os que acorreram ao Complexo Desportivo de Porto Salvo para assistir ao encontro que opunha os dois primeiros, um jogo onde também o vento se fez sentir dificultando a missão das equipas. Não entrou bem o Belenenses, com Afonso Nunes a segurar as redes dos azuis de forma competente com um par de muito boas intervenções e com a equipa a sentir dificuldades na transição ofensiva raramente fazendo chegar a bola com qualidade ao último terço do ataque. E com a muita garra que colocou no jogo que lhe poderia valer a garantia de subida de divisão, foi a formação da casa a adiantar-se no marcador na sequência de um pontapé de canto seguido de auto-golo, vantagem com que se atingiu o intervalo.

O Belenenses entrou mais forte e determinado para a segunda parte, a procurar as alas e mais variações ofensivas, criando situações que deixavam antever o empate que Ricardo Viegas viria a conseguir. Reposta a igualdade, assistiu-se a um jogo repartido e que ambas as equipas procuravam ganhar apesar de terem passado a ser frequentas, daí em diante, sucessivas quebras no ritmo de jogo impostas por muitas paragens para assistência aos atletas da casa. Já perto dos noventa minutos, quando nas bancadas se adivinhava o empate, um remate com grande colocação desequilibrou o marcador em favor do segundo classificado, um prémio justo e muito festejado para uma equipa que demonstrou grande regularidade ao longo da prova.

O técnico Nuno Oliveira apresentou um onze composto por Afonso Nunes; Pedro Rosário, Alex Figueiredo (Cap.), André Serra e Jojó; Sénica, Benny Ribolhos, Ricardo Viegas, Tomás Castro, João Santos e Afonso Alcario. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, Evandro, Miguel Matos, David Varges, Ilmo, Varela e Ruben Braga.

O campeonato interrompe agora por um fim-de-semana e o Belenenses volta a jogo no dia 2 de Junho, às 17h00, em Linda-a-Velha, onde irá defrontar o quarto classificado – em igualdade pontual com o Abóboda, que é terceiro.

Confira os resultados da 28ª jornada:

Porto Salvo, 2 – Belenenses, 1
Talaíde, 1 – Trajouce, 5
CD Belas, 4 – Fund. Salasianos, 3
Torre, 2 – Malveira da Serra, 0
Operário, 2 – Abóboda, 2
CDOM-PN, 1 – Amavita, 2
Carcavelos, 3 – SL Olivais, 1
Linda-a-Velha B, 2 – CD Estrela, 1

Confira a classificação após a 28ª jornada:

Futebol | Classificação 28ª jornada