O Belenenses venceu hoje o CD Estrela por 8-1 no regresso ao Estádio do Restelo, em partida da 27ª jornada, com golos de André Serra, Ricardo Viegas (3), Sénica, João Santos (2) e Tomás Castro. Um triunfo que permite à equipa da Cruz de Cristo manter um registo excepcional no campeonato, agora com 76 pontos, numa caminhada feita de vinte e cinco vitórias, um empate e uma derrota, com 129 golos marcados e treze sofridos.

Os azuis da Cruz de Cristo irão disputar o título de campeões da I Divisão da AFL numa final que será jogada em campo neutro e na qual terá por adversário a formação do Bocal, que hoje assegurou matematicamente a conquista da Série 1.

Depois de um encontro entre Belenenses e Estrela que em dia de Reis, na primeira volta, levou uma multidão ao Estádio José Gomes, foi hoje a vez do Estádio do Restelo receber novo confronto entre os dois emblemas, registando a melhor casa do campeonato com mais de 5.000 entusiásticos adeptos que, em ambiente de grande fair-play, mostraram uma vez mais a todo o país desportivo o que é a verdadeira festa do futebol e uma verdade tão simples quanto demonstrada: não há jogo sem paixão e sem adeptos.

Antes da partida, as duas direcções tiveram oportunidade de confraternizar ao almoço, com os dois presidentes a trocarem lembranças já no relvado momentos antes do apito inicial.

Dentro das quatro linhas assistimos a um jogo correcto e de sentido único, com o Belenenses a inaugurar muito cedo o marcador, o que facilitou o acentuar da tendência que pautou os noventa minutos. Foi com naturalidade que os azuis foram desnivelando o marcador até ao 4-0 que se registava ao intervalo tendo ainda desperdiçado uma grande penalidade no decorrer da primeira metade. O segundo tempo manteve o mesmo registo, destacando-se o golo de honra da formação da Amadora, na sequência de um pontapé bem colocado, que na altura reduziu o marcador para 7-1. No final, ambas as equipas foram muito aplaudidas pelo público presente, carimbando um excelente ambiente vivido no conjunto dos dois jogos.

O intervalo ficou marcado pelo desfile dos atletas das escolas de futebol do Belenenses e seus escalões de formação de competição, tendo igualmente havido lugar a um forte aplauso para Estevão e para José Mário – vencedor da Taça de Portugal em 1989 – em mais um regresso ao Restelo, bem como para o já tradicional e efusivo aplauso para Vicente Lucas. Nesta tarde no Estádio do Restelo estiveram ainda presentes adeptos de dois clubes brasileiros – o Flamengo e o Cruzeiro – com o representante da Embaixada do Flamengo em Portugal, que tem acompanhado a equipa ao longo dos últimos meses, a entregar ao presidente do Clube uma simpática lembrança estreitando os laços de amizade entre os dois clubes.

O técnico Nuno Oliveira apresentou um onze composto por Afonso Nunes; Evandro, Alex Figueiredo (Cap.), André Serra e Jojó; Sénica, Benny Ribolhos, Ricardo Viegas, Varela, Tomás Castro e João Santos. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, Miguel Matos, Ilmo, João Trabulo, Pedro Rosário, Rivaldo e Afonso Alcario.

O Belenenses volta a jogo no próximo domingo, dia 19 de Maio, às 17h00, em Porto Salvo, onde irá defrontar o segundo classificado numa partida cujos bilhetes para sócios e adeptos azuis já se encontram à venda no Estádio do Restelo com um custo de 5€.

// Clique aqui para ver um álbum fotográfico das bancadas
// Clique aqui para ver um álbum fotográfico do jogo

Confira os resultados da 27ª jornada:

Belenenses, 8 – CD Estrela, 1
Trajouce, 1 – Torre, 2
Fund. Salasianos, 3 – Talaíde, 2
Porto Salvo, 5 – CD Belas, 0
Malveira da Serra, 1 – Operário, 8
Abóboda, 1 – Carcavelos, 1
Amavita, 3 – Linda-a-Velha B, 5
SL Olivais, 2  – CDOM-PN, 4

Confira a classificação após a 27ª jornada:

Futebol | Classificação Jornada 27