O Belenenses regressou esta tarde ao Estádio do Restelo e às vitórias ao vencer o SL Olivais por 9-0 em partida da 23ª jornada da Série 2 da I Divisão da AFL, com golos de Afonso Alcario (3), João Santos (4), Jojó e Alex Figueiredo que mantêm a equipa da Cruz de Cristo na liderança isolada da prova. Os azuis deram mais um importante passo rumo aos objectivos do grupo para esta época, somando agora 64 pontos, numa caminhada feita de vinte e uma vitórias, um empate e uma derrota, com 99 golos marcados e onze sofridos.
Matematicamente, o Belenenses necessita de assegurar quatro pontos para carimbar a desejada subida de divisão, quando se encontram ainda 21 pontos em disputa.
Em dia de chuva, o Estádio do Restelo propunha uma tarde de futebol e de música, que começou com a presença na pista de Margarida Amaral, muito aplaudida, a cantar juntamente com a massa associativa o Hino do Belenenses, ela que foi a voz principal do disco de vinil onde se encontra o tema. Já no intervalo do encontro, foi a vez de associados e adeptos ficarem a conhecer “Rapazes da Praia”, canção oficial do Centenário do Clube, muito bem recebida nas bancadas que rapidamente começaram a entoar o seu refrão, com Rui Pregal da Cunha no relvado a dar o mote à participação de todos os presentes.
Já dentro das quatro linhas, os azuis entraram fortes e a querer afastar da memória o resultado da passada semana, e não precisaram sequer de dois minutos para que Afonso Alcario inaugurasse o marcador. O Belenenses não abrandou o ritmo e, num jogo de sentido único, chegou ao intervalo a vencer por concludentes 6-0 com destaque para o hat-trick de João Santos – que hoje igualou Tomás Castro na tabela dos marcadores – em apenas quarenta e cinco minutos. A segunda parte surgiu com ritmo mais brando mas sem que os azuis deixassem de exercer total controlo sobre o jogo, fazendo mais três golos, num período que fica sobretudo marcado pela expulsão de Tomás Foles e por uma maior dureza do adversário.
O técnico Nuno Oliveira voltou a fazer alterações em relação ao último onze, fazendo alinhar Tomás Foles; Evandro, André Serra, Alex Figueiredo (Cap.) e Jojó; Sénica, João Trabulo, Ricardo Viegas, Varela, João Santos e Afonso Alcario. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Afonso Nunes, Miguel Matos, Ilmo, David Varges, Pedro Rosário e Rivaldo.
O Belenenses volta a jogo no próximo domingo, às 16h00, para defrontar o Talaíde – actual último classificado – num jogo marcado para Tires e cujos bilhetes se encontrarão muito brevemente à venda na Loja Azul.
Confira os resultados da 23ª jornada:
Belenenses, 9 – SL Olivais, 0
Porto Salvo, 3 – Carcavelos, 1
CD Belas, 0 – Operário, 4
Talaíde, 1 – Torre, 2
Fund. Salesianos, 3 – CDOM-PN, 3
Trajouce, 1 – Linda-a-Velha B, 5
Abóboda, 7 – Amavita, 0
Malveira da Serra, 1 – CD Estrela, 4
Confira a classificação após a 23ª jornada: