O Belenenses manteve esta tarde o registo vitorioso na presente época ao vencer na tradicionalmente difícil deslocação ao terreno do Operário por 0-2, com golos de Jojó e Ricardo Viegas, em partida da 20ª jornada da Série 2 da I Divisão da AFL, com a equipa da Cruz de Cristo a manter com naturalidade a liderança isolada do campeonato. Os azuis estão assim cada vez mais perto do objectivo da época somando agora 58 pontos – mais dezessete do que o Abóboda, actual terceiro classificado e mais vinte pontos do que o seu adversário de hoje, agora na 4ª posição -, numa grande caminhada feita de 19 vitórias e um empate, com 86 golos marcados e dez sofridos.
Novamente apoiados por centenas de adeptos nesta deslocação à zona oriental da cidade, os azuis entraram com maior pendor ofensivo frente a outro candidato à subida de divisão, mas cedo se assistiu a uma primeira parte com poucas oportunidades de parte a parte, com um futebol jogado muito pelo ar e com grande componente física, distante daquilo que a equipa da Cruz de Cristo habitualmente mostra.
A segunda metade surgiu com um registo bem diferente, com o Belenenses a trocar melhor a bola e a conseguir mostrar um pouco mais do seu futebol habitual e a começar a dar a ideia de que a inauguração do marcador estaria para breve, tendo chegado à vantagem por intermédio de Jojó, oportuno a entrar ao segundo poste na sequência de um pontapé de canto. Minutos depois foi a vez de Ricardo Viegas aumentar a vantagem para dois golos com um remate de belo efeito, havendo ainda tempo para que os azuis não marcassem duas claríssimas oportunidades de golo, dois momentos menos felizes de Jorginho e de Pedro Rosário. Uns segundos quarenta e cinco minutos controlados pelos azuis, não obstante a boa réplica de um adversário que procurou sempre as redes contrárias e que poderia ter chegado ao golo por mais do que uma vez.
Nuno Oliveira fez alteraçoes em relação ao último jogo, fazendo alinhar Afonso Nunes; Evandro, Miguel Matos, Alex Figueiredo (Cap.) e Jojó; Ilmo, João Trabulo, Ricardo Viegas, Tomás Castro, Jorginho e João Santos. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis André Bicho, João Guerra, David Varges, Sénica, Pedro Rosário, Rivaldo e Afonso Alcario.
O Belenenses volta a jogo no próximo domingo, às 15h00, no regresso ao Estádio do Restelo onde vai receber o Abóboda – actual 3º classificado – num jogo que, em caso de vitória, aproximará bastante a equipa da Cruz de Cristo do seu objectivo principal.
Confira os resultados desta jornada:
Operário, 0 – Belenenses, 2
CDOM-PN, 2 – Talaíde, 1
Carcavelos, 2 – Assoc. Torre, 2
Linda-a-Velha B, 1 – CD Belas, 1
CD Estrela, 1 – Porto Salvo, 2
SL Olivais, 2 – Trajouce, 2
Amavita – Fund. Salesianos
Abóboda, 7 – Malveira da Serra, 1
Confira a classificação após a 20ª jornada: