O Belenenses venceu esta tarde o Abóboda por 4-0 no regresso ao Estádio do Restelo, com golos de Tomás Castro, João Santos, Ricardo Viegas e Francisco Sénica, em partida da 21ª jornada da Série 2 da I Divisão da AFL, com a equipa da Cruz de Cristo a manter naturalmente a liderança isolada da prova. Os azuis deram um passo de grande importância rumo aos objectivos traçados para esta época, somando agora 61 pontos – mais vinte do que o seu adversário de hoje, actual terceiro classificado -, numa caminhada exemplar feita de vinte vitórias e apenas um empate, com 90 golos marcados e dez sofridos.

Matematicamente, o Belenenses necessita de assegurar sete pontos para carimbar a desejada subida de divisão, quando se encontram ainda 27 pontos em disputa.

Muito apoiados desde o primeiro minuto do encontro por sócios e adeptos, entre os quais se encontrava hoje José Gonçalves – o adepto do Belenenses que ficou famoso pelo seu apoio à equipa na deslocação do passado domingo ao terreno do Operário, apoiando a equipa a partir da a sua varanda azul –  os azuis do Restelo entraram fortes e determinados no jogo, procurando um golo que aliás chegou cedo com Tomás Castro a dar o melhor destino a um cruzamento de Evandro. Mantendo o ritmo perante uma equipa que é candidata à subida e que não se limitava a defender, a equipa da Cruz de Cristo logrou ainda fazer o golo da tranquilidade antes do intervalo com um oportuno golo do João Santos.

A segunda parte surgiu mais incaracterística, com a formação visitante apostada em marcar no Restelo, o que se revelou impossível face ao acerto defensivo dos azuis e a boas intervenções de Tomás Foles quando chamado a proteger as redes do Belenenses. Ao invés, ao passo que o adversário se deixou enredar num jogo mais duro e que lhe custou duas expulsões, foram os azuis a aumentar para 3-0 num grande golo de Ricardo Viegas que colocava o Belenenses a um tento de atingir os 100 golos apontados esta temporada em competições oficiais. E foi Francisco Sénica a carimbar essa marca significativa, bem demonstrativa do futebol positivo que os comandados de Nuno Oliveira revelam desde o primeiro compromisso da época.

O técnico do Belenenses fez alteraçoes em relação ao último jogo, fazendo alinhar Tomás Foles; Evandro, Miguel Matos, Alex Figueiredo (Cap.) e Jojó; Ilmo, João Trabulo, Ricardo Viegas, Tomás Castro, João Santos e Afonso Alcario. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Afonso Nunes, André Serra, Jorginho, Sénica, Varela, Pedro Rosário e Rivaldo.

O Belenenses volta a jogo no próximo domingo, às 16h00, em Cascais, para defrontar a Associação Torre – actual 11º classificado – num jogo para o qual já se encontram à venda na Loja Azul os bilhetes destinados aos adeptos da equipa da Cruz de Cristo.

Confira os resultados desta jornada:

Belenenses, 4 – Abóboda, 0
CD Belas, 1 – CDOM-PN, 3
Talaíde, 0 – Carcavelos, 2
Assoc. Torre, 2 – Operário, 1
Porto Salvo, 2 – Linda-a-Velha B, 0
Fund. Salesianos, 3 – CD Estrela, 2
Malveira da Serra, 0 – SL Olivais, 2
Trajouce, 2 – Amavita, 1

Confira a classificação após a 21ª jornada:

Futebol | Classificação Jornada 21