O Belenenses venceu esta tarde o CAC por concludentes 5-0 no Estádio do Restelo, na 3ª eliminatória da Taça AFL, com golos de João Trabulo, Alcario, João Santos (2) e Tiago Rodriguez, carimbando a passagem aos oitavos-de-final da prova que, em caso de triunfo, pode valer ao emblema da Cruz de Cristo o acesso à edição 2019/20 da Taça de Portugal. Os azuis conhecerão o seu próximo adversário na competição já no próximo dia 12 de Fevereiro, terça-feira, no sorteio agendado para as 18h30 na sede da AFL.
No lote de possíveis adversários do Belenenses – um dos dois únicos representantes da I Divisão a par do Operário – contam-se Lourinhanense, Pêro Pinheiro, Atl. Malveira, Sanjoanense, Arneiros, Sintra Football, Coutada, Negrais, Ericeirense, Os Bucelenses – Filial do CFB -, Damaiense, Alta de Lisboa, Bobadelense e os vencedor do encontro Santo António – Linda-a-Velha.
No Restelo e perante um adversário de divisão superior, o Belenenses – com vários atletas ausentes por lesão – voltou a estar bem apoiado pelos seus adeptos e entrou no encontro com velocidade e na procura do golo, dominando todo o jogo, abrindo o marcador por intermédio de João Trabulo que, com um pontapé de belo efeito, criou a vantagem que se manteve até ao intervalo.
Numa segunda parte que que os azuis exibiram novamente um futebol de muito bom nível, a vantagem do Belenenses foi aumentando naturalmente, com destaque, desde logo, para a excelente movimentação de conjunto que proporcionou aos espectadores presentes no Restelo um segundo golo de grande categoria concluído por Afonso Aclaro. Já João Santos, depois de ter voltado aos golos na semana passada, voltou hoje a mostrar um bom momento com mais dois golos para a sua conta pessoal, havendo ainda tempo para o recém-entrado Tiago Rodriguez – ainda júnior de primeiro ano – fechar a contagem a coroar uma agradável segunda metade, num jogo em que há que destacar também a boa exibição do guarda-redes Afonso que hoje substituiu Tomás Foles.
Nuno Oliveira fez alteraçoes em relação ao último onze, fazendo alinhar Afonso; Evandro, André Serra, Alex Figueiredo (Cap.) e Jojó; Sénica, João Trabulo, Tomás Castro, Jorginho, João Santos e Afonso Alcario. No banco, às ordens da equipa técnica azul, estavam disponíveis André Bicho, Pedro Marquês, Ilmo, Varela, David Varges, Tiago Rodriguez e Rivaldo.
O Belenenses volta a jogo no próximo fim-de-semana para uma “jornada dupla”, deslocando-se no sábado à Abóboda, às 15h00, para completar os minutos em falta respeitantes à 6ª jornada, e disputando a ronda inaugural da segunda volta do campeonato no domingo, também às 15h000, com uma deslocação ao estádio do Olivais e Moscavide para defrontar o CDOM-PN.