Acaba de ser publicado o livro “O Prodigioso José Manuel Soares – o Pepe” (272 págs., 15€), da autoria de Fernando Fernandes, resultado de um trabalho de pesquisa de vários anos e que constitui uma evocação biográfica do primeiro grande ídolo do futebol português e dos primeiros vinte anos de existência do seu clube de sempre, o Clube de Futebol “Os Belenenses” .
Entre os finais dos “loucos anos vinte” e o início dos tumultuosos anos trinta do século passado, emergiu no panorama futebolístico nacional a figura inconfundível de um jogador genial. No curto espaço de seis anos passou dos areais de Belém aos relvados de grandes estádios míticos, como o Olímpico de Amesterdão, o Parque dos Príncipes em Paris e o de San Siro em Milão. E no mesmo espaço de tempo ajudou o Belenenses” a conquistar os títulos de campeão de Portugal de 1926/27 e 1928/29 e de campeão de Lisboa de 1925/26, 1928/29 e 1929/30. Num só jogo do campeonato de Lisboa marcou dez golos, um recorde que permanece imbatível!
Elemento imprescindível da selecção nacional, as suas exibições e os seus golos foram decisivos para a histórica presença de Portugal nos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928, e para as vitórias memoráveis sobre a Checoslováquia e França no início dos anos trinta, que fizeram dele um autêntico herói nacional. Tragicamente, o país que o idolatrava acordou em choque numa chuvosa manhã de Outubro de 1931 com a notícia da sua morte, inesperada, aos 23 anos!
Fernando Fernandes estará na Loja Azul para uma sessão de autógrafos no próximo domingo, dia 2 de Dezembro, entre as 13h00 e as 15h00, antes do arranque do jogo entre Belenenses e Talaíde da 9ª jornada do campeonato, proporcionando-lhe um excelente presente de Natal.
// Consulte aqui o “press-release” [formato PDF]