O Belenenses perdeu esta noite com o SC Braga por 0-1, no Restelo, na 32ª Jornada da Liga NOS, partida que ao intervalo registava um empate sem golos.

Num Estádio do Restelo despido de público, o jogo começou aberto e com oportunidades repartidas, a prometer vivacidade e golos, mas foi o nulo que se impôs até ao intervalo também fruto das boas exibições dos dois guarda-redes. Na segunda metade manteve-se o registo, mas com um SC Braga mais agressivo e mais próximo daquilo que tem mostrado esta época – ainda que com oportunidades de golo para os dois lados. Mais eficaz, o adversário chegou ao golo aos 60 minutos, num lance que seria anulado por intervenção do VAR, e voltaria a marcar onze minutos depois, desta vez a valer, por intermédio de Paulinho. Os azuis procuraram a igualdade, com a partida a manter o resultado em aberto até final e com repartição da posse de bola (47% para o Belenenses), mas com a formação minhota a controlar os acontecimentos perante a ineficácia ofensiva dos comandados de Silas – apenas três remates enquadrados ao longo dos noventa minutos.

Com este empate, o Belenenses mantém os 34 pontos na Liga NOS que lhe asseguram a 12ª posição a duas jornadas do final da prova, com dois pontos de vantagem sobre o Moreirense – 13º classificado – e com cinco pontos de vantagem sobre a linha de água – uma margem confortável mas que ainda não afastou matematicamente os riscos (muito distantes) da despromoção.

Silas fez alinhar de início um onze formado por André Moreira, Pereirinha, Persson, Nuno Tomás, Gonçalo Silva, Florent, Bouba Saré (58′), André Sousa (79′), Diogo Viana (70′), Licá e Maurides. No banco, os azuis contavam com Muriel Becker, Tiago Caeiro, Nathan (79′), Benny (70′), Yebda (58′), Cleylton e Chaby.

Já na sala de imprensa, Silas afirmou ter sido «um jogo difícil, estávamos muito limitados a nível de opções, com jogadores que não treinaram ao longo da semana. Quebrámos na segunda parte, faltou-nos intensidade, mas não tínhamos mais jogadores para utilizar. Se tivéssemos o plantel completo teríamos outras hipóteses. Criámos boas ocasiões mas não marcámos».

Sobre as contas da manutenção, o técnico mostrou-se tranquilo: «O Belenenses consegue competir contra qualquer equipa e por isso a manutenção não nos preocupa. Há equipas em pior situação do que a nossa».

Os azuis voltam a entrar em campo no próximo sábado, pelas 16h00, na recepção ao Portimonense para novo compromisso da Liga NOS.