O Belenenses empatou esta noite frente ao SL Benfica a um golo, no Estádio do Restelo, em derby da 20ª jornada da Liga NOS, a partida que assinalou o arranque de Silas no comando técnico da equipa em jogos caseiros.

Os azuis estiveram em muito bom plano ao longo de todo o encontro, numa partida que se antevia de elevado grau de dificuldade, mas fizeram por merecer uma vantagem que voou já para além do período legal de descontos (90+7′) e na sequência de – pelo menos – dois erros da equipa de arbitragem já nos minutos finais.

Nathan – em jogo de estreia – apontou o golo que deu aos azuis a vantagem no marcador, aos 86 minutos, com Jonas a lograr o empate na “bola de jogo”, na transformação de um livre directo. Registo, na análise final, para uma excelente exibição de Filipe Mendes a justificar a titularidade na baliza – com várias intervenções de grande nível para além da defesa de uma grande penalidade -, e para uma maior posse de bola do Belenenses: 51% contra 49% do adversário. Uma noite em que os azuis justificaram uma sorte diferente, capaz de alcançar os três pontos, mas que regista igualmente o décimo terceiro jogo consecutivo sem conhecer a vitória, com o Belenenses a somar 21 pontos na tabela à passagem da 20ª jornada, ocupando a 12ª posição da tabela.

No primeiro jogo caseiro da nova equipa técnica formada por Silas e Zé Pedro, a equipa alinhou com Filipe Mendes; Pereirinha (81′), Gonçalo Silva, Sasso e Florent; Yebda, André Sousa, Chaby, Diogo Viana (81′), Fredy e Maurides (65′). No banco, os azuis contavam com André Moreira, Cleylton, Persson, Geraldes (81′), Nathan (81′), Benny e Tiago Caeiro (65′).

No capítulo disciplinar, registo para o cartão vermelho exibido a Filipe Chaby já depois do final da partida, e para os amarelos exibidos a Filipe Mendes, Sasso, André Sousa, Diogo Viana, Fredy, Yebda e Florent.

No final do encontro, Silas considerou que «sofremos no último minuto, podíamos ter sofrido antes, o Benfica teve ocasiões para marcar. Facilitámos em alguns momentos mas não me parece que o Benfica merecesse perder mas não acho também que merecesse ganhar. Teve ocasiões mais por erros nossos. O empate é justo e sabe-me a empate. No último minuto, mas sabe-me a empate. Não me sabe a derrota nem a vitória. Estou orgulhoso do que os jogadores fizeram, foram riscos calculados, saímos muitas vezes com muita qualidade, saio contente com os meus jogadores. Podem fazer muito melhor e sei que vão fazer muito melhor». Mais à frente, o técnico lembrou que «isto é o Belenenses! Não aceito empates, seja contra o FC Porto, o Benfica ou o Sporting. Quando aceitei vir para o Belenenses não foi para ser mais um, vamos jogar sempre para ganhar. Podemos perder ou podemos empatar, mas a única coisa que não podemos perder é a vontade de ganhar».

A equipa regressa à acção já na próxima segunda-feira frente ao Vitória FC, no Bonfim, na 21ª ronda da Liga agendada para as 21h00.