Jogos decisivos para as Seniores no Play-Off de discussão do 5º e 6º, igualmente para apuramento de um dos candidatos ao Título de I Divisão. Após vitória em casa do nosso adversário, nos Açores (Pico), sabíamos que teríamos uma missão muito difícil neste fim-de-semana para levar de vencido o CD Ribeirense, que tentaria tudo para vencer os 2 jogos no Restelo.
Sábado, não entrando bem na partida, com o nosso adversário muito determinado e apostado em vencer, a impor um ritmo muito forte, de imediato sentimos muitas dificuldades em conquistar pontos e suster o poderio atacante do adversário. Apesar da tónica de equilíbrio se ter mantido constante, nunca conseguimos sustentar qualquer ascendente. Com um serviço muito agressivo, que dificultou a nossa construção de ataque, apesar de termos procurado, com a utilização de várias atletas e com todos os nossos argumentos, sem nunca ter deixado de lutar, proporcionando, a espaços, momentos de muito bom Voleibol, acabámos por não conseguir controlar o marcador e perdemos pela diferença máxima.
Empatado o Play-Off (1-1), Domingo, seria o jogo decisivo, com ambas as equipas a saberem muito bem que só a vitória daria o passaporte para a disputa do Título Nacional de I Divisão (com o Clube K que, Sábado, já obtivera a confirmação da sua presença), situação que o vasto público, que abrilhantou com a sua presença o Pavilhão Acácio Rosa, antevia proporcionar um grande espectáculo.
Assim foi. Dois primeiros sets disputadíssimos, com momentos de grande intensidade, controlados por nós quase até final, mas a fugirem-nos ambos nas diferenças (26-28 e 27-29), gerando inevitáveis sentimentos de profunda frustração. Sem nunca baixarmos os braços, mantendo sempre a mesma intensidade e o mesmo querer solidário e colectivo, quando tudo parecia antever nova derrota por 0-3, vencemos o 3º set nas diferenças (26-24), provando que, quando se luta com tudo o que se tem, estatisticamente, sets renhidos e vencidos nas diferenças, não “caem” sempre para o mesmo lado! Todos sentimos que precisávamos da vitória de um set como tónico para nos transcendermos ainda mais e, sem desviar o foco da objectividade do serviço, rigor na marcação do bloco, critério na distribuição, variabilidade do ataque e, sobretudo, grande espírito de sacrifício na defesa, mantivemos grande intensidade até final, beneficiando do protagonismo de várias atletas que, no decurso das 2h33 da partida, deram os seus contributos ao colectivo numa demonstração clara do poder da Equipa como um todo. Vencemos o 4º set já em ascendente e o 5º foi completamente controlado pelo azul Belém, dominando em todos os sectores, “virando” a 8-1 e terminando com 15-7.
Excelente vitória, brindando o público, que nunca deixou de apoiar e incentivar (dirigentes do Clube incluídos), com um momento alto do Voleibol Sénior Feminino, protagonizando a Certeza da Vontade de Vencer que caracteriza o verdadeiro espírito desportivo do C. F. “Os Belenenses”.
Cumprimentos sinceros ao CD Ribeirense, que se bateu com todo o empenho e soube aceitar com dignidade e desportivismo o desfecho final.
Parabéns a todas as atletas pela atitude guerreira com que nunca baixaram os braços e souberam criar o momento em que, invertendo o rumo dos acontecimentos, construíram uma vitória justa e merecida.
Ultrapassado mais um Play-Off, segue-se já a seguir o último… para a disputa do Título Nacional da I Divisão!
As Juniores preparam-se para a Final do Campeonato Nacional, onde vão defrontar, no primeiro e importante jogo, o Porto Volei, que conquistou com a presente equipa o título de campeão nacional de juvenis no ano transacto.
A equipa de Juvenis realizou esta semana três jogos do Torneio Profª Adelaide Patrício. Recebeu o Juventude SC e embora tivéssemos vencido na 1ª fase por 3-2, sabíamos que iria ser um jogo muito competitivo, e assim foi. Alternámos momentos muito bons, com alguns erros e por isso o resultado ajusta-se ao nosso desempenho. Mais um jogo a 3-2 mas desta vez a favor do adversário.
No segundo jogo, a Equipa alcançou uma vitória justa frente ao GC Português. Conseguimos ser consistentes, principalmente a nível defensivo em que anulámos as melhores atacantes do adversário, permitindo assim alcançar vantagem nos dois primeiros sets. No 3º set, menos consistentes, acabámos por perder e adiar a vitória final. No 4º set servimos bem e atacámos com critério, fechando o jogo a 3-1.
No terceiro jogo da semana, mais uma vez frente ao Juventude SC e com a certeza que seria um jogo muito disputado e de dificuldade elevada, onde o equilíbrio estaria sempre presente. E assim foi, o resultado do jogo reflete bem o equilíbrio entre as duas equipas. Não conquistámos a vitória, muito devido ao bom trabalho realizado pelo nosso adversário (3-1).
As nossas Cadetes entraram nervosas num jogo que se adivinhava difícil, frente ao Volley4All. Conseguimos recuperar mas, infelizmente, faltou-nos alguma consistência para conseguirmos alcançar a vitória (1-3). Fica a vontade de continuar a trabalhar para evoluir e conquistar a nossa consistência enquanto equipa.
A equipa das Iniciadas previa a realização de 2 jogos nesta semana, mas acabou por somente realizar um, frente ao AV Atlântico, na casa do mesmo. Jogo muito disputado e emotivo com a vitória a cair para a nossa Equipa (2-3).
As Infantis deslocaram-se a Carcavelos para defrontar os Maristas, jogo a contar para o Campeonato Nacional. Sabíamos o que tinha que ser feito, depois de uma semana de trabalho duro. Entrámos fortes e consistentes, sempre preocupados com o primeiro toque, pois foi o que falhou mais no jogo anterior. Sabíamos que melhorando essa acção, o nosso jogo sairia e foi isso que fizemos. Apesar de no 2º set não termos controlado da melhor forma, a vitória final sorriu-nos (0-3).
As nossas Minis deram continuidade à sua participação no Torneio Prof.ª Adelaide Patrício, no desafio 6×6, com vista a preparar a próxima época onde jogarão nesse sistema de jogo. Os jogos têm corrido muito bem e já há uma evolução notória, de quem tem trabalhado muito! Os resultados desta concentração no Colégio S. João de Brito, menos importantes nesta fase, foram de uma vitória frente à AD Maristas (3-0) e duas derrotas contra o PEL e Volley4All (2-1 e 3-0).
Neste fim-de-semana o Voleibol do Belenenses estará ao rubro, com as Seniores a disputarem o primeiro jogo do Play-Off do título de Campeão da 1ª Divisão, em casa, e as Juniores, em Viana do Castelo, enfrentam o desafio da Final 8 do Campeonato Nacional. Será mais uma jornada em cheio:
5 a 7 de Maio:
//Juniores: Final 8 do Campeonato Nacional de Juniores – 1º jogo – Porto Volei – Belenenses, dia 5, pelas 21h00 (jogo que decidirá o alinhamento dos seguintes)
5 de Maio:
//Juvenis: Belenenses”B” – Belenenses”A”, 20h00, Pavilhão da Ajuda
6 de Maio:
//Minis: Torneio Regional Prof. António Martins, 9-13h00, Colégio S. João de Brito
//Cadetes: Salesianos Lisboa – Belenenses“A”, 15h00, Colégio Salesianos de Lisboa
//Iniciadas: GDD Cascais – Belenenses, 17h30, Cascais
7 de Maio:
//Cadetes: SC Torres – Belenenses”B”, 11h00, SC Torres
//Infantis: Belenenses – CAIC, 15h00, Pavilhão Acácio Rosa
//Juvenis: GC Português – Belenenses“A”, 15h00, Escola Pedro Nunes
//Juvenis: Belenenses”B” – Juventude SC, 17h00, Évora
//Seniores: Belenenses – Clube K, 19h30, Pavilhão Acácio Rosa