As Seniores esperavam uma jornada dupla em casa, com dois adversários diferentes mas igualmente aguerridos, deixando antever grandes dificuldades. Tanto mais que atravessamos um momento com várias atletas algo debilitadas, quer recuperando de lesões, quer de surtos de gripe. Sábado defrontámos o Castelo da Maia e desde cedo sentimos dificuldades em estabilizar o nosso jogo, acabando por cometer demasiados erros, sobretudo na recepção e defesa, que permitiram ao adversário manter o controlo do 1º set até final. Entrámos muito bem no segundo set, dominando principalmente nas acções de rede (ataque e bloco) e não deixando qualquer margem de recuperação, vencendo o set com o diferencial mais dilatado do encontro. Contudo, não conseguimos manter a superioridade demonstrada no 2º set e, nos dois seguintes, voltámos a mostrar-nos instáveis, com prestações algo irregulares e, sobretudo, claudicando nos momentos finais dos sets, acabando por perder o encontro.
No domingo, com a PEL, tratava-se da disputa de mais um dérbi do Sul, sempre carregado de emoção e adrenalina. Com um início muito equilibrado e ambas as equipas a lutar muito por cada ponto, conseguimos ser mais fortes no final do set, apresentando bons índices de concentração e obrigando o adversário a errar em momentos críticos. Reagindo bem ao desfecho do 1º set, a PEL rentabiliza bem as suas formações mais fortes, acumulando pontos que não permitiram a nossa recuperação, pelo que empatam a partida elevando a sua prestação inicial e o nível da partida. O 3º set foi muito equilibrado, com várias transições longas de disputa muito empenhada das duas equipas por cada ponto. A PEL adianta-se no marcador na parte final e, a vencer por 24-20, inicia-se uma excelente recuperação em que o nosso bloco evidenciou particular acerto, conseguindo virar o marcador para uma vitória por 26-24. Adivinhava-se um quarto set de igual intensidade na disputa de cada ponto e, tal como nos sets anteriores, foi determinante o facto de termos um plantel equilibrado e com alternativas de valor, permitindo trazer do banco argumentos de real mais-valia, com várias trocas de atletas em momentos críticos, conseguindo levar de vencida esta partida, mantendo o pleno dos dérbis e amealhando mais 3 pontos na tabela geral.
Para as Juniores adivinhava-se um jogo difícil, contra o nosso adversário directo – Lusófona VC. Entrámos nervosas e as várias tentativas de controlar o jogo foram infrutíferas. O 2º set foi o mais equilibrado, conseguimos em alguns momentos agarrar o jogo, contudo, a forma inconsistente como o fizemos, no final deste e no 3º set, resultou na derrota final. Uma palavra para a atleta Maria Jardim, da Lusófona, que sofreu uma lesão grave durante o jogo, e o desejo de rápidas melhoras.
As Juvenis tiveram um jogo muito disputado, onde o equilíbrio esteve sempre presente. Ainda assim, aproveitámos bem a oportunidade e conseguimos que todas as atletas contribuíssem para o desfecho positivo, tendo conseguido gerir, colectivamente, as naturais flutuações de rendimento que daí advêm. A equipa tem-se revelado mais consistente, o que nos permite encarar os jogos sempre com a ambição de os vencer. Na próxima semana jogamos com a Academia de Volei de Praia para discutir o 1º lugar do grupo.
As nossas Cadetes deslocaram-se à margem sul para jogar contra o CR Piedense, jogo a contar para a 3º jornada do apuramento para a fase do Nacional, importante para as nossas aspirações. As nossas atletas entraram forte e com vontade de ganhar, unidas e muito trabalhadoras, mas infelizmente o forte serviço do adversário e momentos menos bons na recepção complicaram o nosso jogo. Nunca baixámos os braços e lutámos sempre em busca da vitória, o que infelizmente não aconteceu. Set após set tentámos melhorar, no jogo corrido fomos superiores à adversária, mas a nossa recepção não acertou. Aprendemos e continuamos na luta pelo apuramento para o Nacional.
A equipa de Iniciadas está, sem dúvida, a crescer e, neste domingo, realizou mais um jogo muito disputado. No entanto, a sorte não nos sorriu e no final de 5 sets não conseguimos trazer a vitória para o Restelo, acabando por perder por 3-2 contra o GC Português.
As nossas Minis voltaram à competição. O Torneio deste sábado foi bem conseguido pelas nossas equipas, com a estreia de novas atletas na prática da modalidade. Por outro lado, conseguimos ver o crescimento das atletas a vários níveis e, por isso, estão de parabéns!
Na próxima jornada as seniores folgam e as equipas da formação dão tudo por uma boa classificação na 2ª fase do Regional:
4 de Fevereiro
// Cadetes: CN Ginástica – Belenenses, 15h00, Pavilhão CNG (Parede)
// Juniores: CV Oeiras – Belenenses, 17h00, Escola S. Julião
5 de Fevereiro
// Infantis: Belenenses – CSJ Brito, 10h00, Pav. Acácio Rosa
// Iniciadas: Belenenses – AM Volei, 11h00, Pav. Ajuda
// Cadetes: Belenenses – AD Maristas, 12h00, Pav. Acácio Rosa
// Juniores: Belenenses – CV Oeiras, 15h00, Pav. Acácio Rosa
// Juvenis: Belenenses – Academia VP, 17h00, Pav. Acácio Rosa