Partida a contar para a Taça de Portugal, escalão sénior, prova fortemente dependente do acaso dos sorteios, com o Castelo da Maia, no seu próprio reduto. A história dos dois primeiros sets escreveu-se de forma praticamente igual… Começando bem e denotando boas prestações em todos os sectores, conseguindo mesmo alcançar vantagens confortáveis até cerca dos 20 pontos, deixámo-nos alcançar disputando finais de set muito emotivos e de desfecho imprevisível. Infelizmente, o adversário venceu ambos os sets nas diferenças de 25-27 no primeiro e 23-25 no segundo! Já o terceiro set foi todo ele muito disputado, com pequenos ascendentes de cada equipa ao logo do mesmo e, uma vez mais, proporcionando novo final de set muito equilibrado. Confirmando que, em desporto, há mesmo dias em que o melhor é “não sair de casa”, voltámos a perder nas vantagens por 23-25.
Derrota amarga que nos afasta da Taça, mas em que nos anima a consistência da prestação exibida, dando, assim, motivos de confiança para o campeonato nacional, prova claramente mais importante e que apela à estabilidade e regularidade.
O jogo do Campeonato foi com o S.C. Braga, equipa experiente e combativa, igualmente ambicionando amealhar pontos nesta deslocação ao Restelo. Iniciámos o encontro com forte determinação, assumindo desde cedo a liderança do marcador e impondo um ritmo de jogo elevado que nos permitiu controlar todos os acontecimentos, acabando por vencer o 1º set com tranquilidade. Com um início muito forte, sobretudo ao nível da eficiência no bloco, mantivemos a mesma coesão colectiva no 2º set e a vitória sorriu-nos de forma idêntica, controlando de novo todos os momentos do set.
No 3º set, acabando por abrandar um pouco, o Braga, com algumas alterações táticas, melhorou e lutou com todas as suas armas, contribuindo para o set mais equilibrado da partida e que, no final, pendeu para o seu lado. Contudo, no 4º set, voltámos a mostrar a nossa capacidade e, retomando os índices de eficácia e espírito colectivo, demonstrámos a nossa superioridade neste encontro, ganhando o set por claros 25-15.
No fim, vencemos por 3-1 e amealhámos os ambicionados 3 pontos.
Na formação, foi fim-de-semana de descanso para algumas das nossas equipas, e somente as Infantis e Iniciadas estiveram em prova.
O baixo nível de concentração das Iniciadas durante quase todo o jogo dificultou à equipa o alcançar dos seus objetivos colectivos, acabando por perder o jogo contra a PEL pela margem máxima.
As Infantis deslocaram-se a casa do Colégio S. João de Brito para realizar o segundo jogo da segunda fase do regional. As nossas atletas entraram com vontade de vencer o jogo, mas pequenos erros nas rectas finais dos sets não nos deixaram conquistar a vitória. Melhorámos muito nos aspectos defensivos e no ataque, algo que tinha falhado no último jogo, contudo, continuamos a falhar na recepção.
O trabalho continua a ser desenvolvido em busca do objetivo. Na próxima jornada as nossas equipas despedem-se de 2016 com jornada dupla para as seniores.