O primeiro jogo da jornada dupla das Seniores foi com o Porto Volei, um dos candidatos assumidos ao título máximo e líder do campeonato, no seu próprio reduto. Equipa apetrechada com várias atletas estrangeiras, constituída por um plantel alargado que permite várias cambiantes sem perda de qualidade. Apostada em amealhar os 3 pontos na sua própria casa, o Porto Volei entrou muito determinado na partida, procurando impor o seu ritmo logo desde o início. Contudo, mantivemo-nos coesos e determinados, obrigando a uma disputa equilibrada de cada ponto, acabando por reparti-los ao longo do set, mas quebrando no final (18-25).

Mantivemos no 2º set a mesma toada de equilíbrio e, fruto de alguns acertos, sobretudo ao nível do bloco e da defesa, mantivemos a disputa pela vitória do set até ao final, acabando por vencê-lo nas vantagens (28-26).

O 3º set, fruto da esperada reação do nosso adversário e algum desacerto nosso, acabou por ser o menos bem jogado, com maior número de erros não forçados, que acabaram por ditar o desfecho mais desequilibrado do encontro (16-25). Contudo, no 4º set, voltámos a mostrar a nossa capacidade ao equilibrar em todas as acções do jogo, disputando arduamente cada ponto até final do set. Infelizmente, algumas decisões não consensuais da arbitragem contribuíram para o desfecho desfavorável, acabando por “saber-a-pouco” o resultado final de 1-3, sem qualquer ponto. Seja como for, de salientar a consistente prestação de toda a equipa, com bons índices de eficiência e espírito combativo.

No domingo, Jogo com o Clube Kayrós, equipa açoriana que, tendo chegado à primeira divisão nesta temporada, fez um forte investimento, determinada em ascender ao top nacional. Daí ter no seu plantel seis atletas brasileiras apostadas em concretizar a ambição de alcançar a divisão “elite” e integrar o lote das melhores equipas portuguesas.

Chegando ao Restelo em 4º lugar, com 1 ponto de avanço sobre nós, pretendia, neste encontro, cimentar essa posição, acentuando a diferença pontual e, assim, consolidar a sua posição. Competia-nos contrariar este objetivo. O 1º set desde logo mostrou duas equipas fortemente apostadas em disputar o encontro com todos os argumentos ao seu dispor e, sobretudo, com grande determinação e espírito de combatividade, demonstrando com clareza que ambas as formações se encontravam conscientes da importância do jogo e, nesse sentido, iriam empenhar-se pela conquista dos pontos em disputa.

Apesar da entrada muito forte no set por parte do Clube Kayrós, conseguimos apresentar-nos ao nosso melhor nível, contrariando os seus argumentos e conseguindo através do acerto do bloco e ataque variado, materializar em pontos os momentos de melhor acerto e não deixando o adversário fugir no marcador nos seus períodos de ascendente, superiorizando-nos decisivamente na parte final do set. Não estivemos tão bem no 2º set, fazendo com que o nosso adversário acumulasse pontos que facilitaram a vitória sem contestação. No 3º set voltámos a ter forte disputa, com transições prolongadas, obrigando a grande desgaste das duas equipas e levando até final a incerteza do vencedor, acabando o nosso adversário por conseguir melhor discernimento. Contudo, no 4º set voltámos a mostrar toda a nossa capacidade, com uma entrada muito forte em todos os fundamentos e, sobretudo, denotando uma grande atitude combativa e forte espírito colectivo. Com uma prestação muito convincente, o adversário acaba por aceitar essa superioridade, fazendo descansar algumas das suas principais atletas, com várias substituições, de modo a começar, desde logo, a preparar o derradeiro set final.

Num 5º set decisivo, após quase 2 horas de um jogo desgastante e muito disputado, ambas as equipas lutam com todas as suas forças e argumentos, empenham-se em cada jogada em disputa. Não quebrando ao longo do mesmo, conseguimos gerir melhor o final do set, demonstrando pela nossa prestação a justiça da vitória por 3-2, com preciosos 2 pontos amealhados.

Com esta vitória importante, alcançámos o nosso adversário e, fruto de termos 1 vitória a mais, fixámo-nos no 4º lugar, mantendo-nos, assim, na corrida dos objectivos definidos. Parabéns pelo espírito de grupo e prestação colectiva apresentada pela equipa!

As Juniores realizaram um jogo difícil e muito disputado, como é hábito, contra a Lusófona, onde foram alcançados alguns dos objectivos que se pretendem na evolução colectiva da equipa. Apesar da derrota, por 3-1, saímos com a convicção de que fizemos um bom jogo e de que temos de continuar a trabalhar para atingirmos o objectivo traçado para a época.

As Juvenis tiveram um jogo tranquilo em que houve oportunidade para, mais uma vez, evoluirmos como equipa, dando oportunidade a todas as atletas de passarem pelo jogo e crescerem. Foi uma vitória justa contra uma equipa também em evolução.

As Iniciadas entraram no jogo contra o SC Caldas com um nível muito baixo de concentração, o que levou a imensos erros básicos e que facilitou o jogo à equipa adversária no 1º e 2º sets. No 3º set entrámos no jogo com vontade de vencer e mostrámos o trabalho que temos desenvolvido. Neste último set fomos mais consistentes nas acções de serviço e ataque, melhorando bastante o nível de jogo.

As Minis disputaram mais um Torneio Regional, bastante bem representadas pelas 8 atletas cheias de vontade de jogar e de se divertir. Tendo feito o pleno (3 jogos – 3 vitórias), este torneio contribuiu largamente para o aperfeiçoamento dos fundamentos básicos do voleibol de cada uma das nossas jogadoras, principalmente no que diz respeito à evolução das suas habilidades motoras técnicas e táticas.

Para além dos jogos, este fim-de-semana foi importante para as nossas atletas e também para a secção. As nossas atletas Beatriz Rodrigues e Carolina Garcez foram condecoradas Atletas Promessa da Associação de Voleibol de Lisboa nas vertentes do Voleibol de Praia e do Voleibol de Indoor, respectivamente.