Hoje, 23 de Setembro de 2016, o Clube de Futebol “Os Belenenses” festeja 97 anos de uma existência gloriosa, sempre ao serviço da comunidade e do Desporto português. Ocasião para relembrar o escrito de Acácio Rosa:

“TERMINARA – enfim! – a Grande Guerra.
Há muito que a juventude de Belém sonhava com a formação de um grande clube desportivo que representasse o populoso bairro. A existência de vários jogadores belenenses, espalhados por diversos clubes da capital, mais arreigou a certeza de ser fácil concretizar a aspiração.
Finda a época de 1918-19, Artur José Pereira deixou o Sporting Clube de Portugal, no propósito firme de fundar um clube com o nome da sua terra: Belém. A idéia alastrou rapidamente e quis então o acaso que alguns jogadores do Benfica, ali moradores, tendo sido castigados, se transformassem também em acérrimos entusiastas pela formação da nova colectividade. A decisão destes elementos e de tantos mais assentou então alicerces abertos sob a inspiração do espírito bairrista profundamente vivido.
Estava dado o passo que não pararia mais!
Numa noite de fins de Agosto de 1919, num banco do jardim da Praça Afonso de Albuquerque, Artur José Pereira, seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho encetaram as primeiras «demarches» para a formação do «Belenenses». O dr. Virgílio Paula e o engº Reis Gonçalves foram as primeiras individualidades a serem consultadas a tal respeito e a darem o seu caloroso e valioso apoio à iniciativa. Outras reuniões se fizeram, mais adeptos surgiram, a idéia tomou corpo, e, em 23 de Setembro de 1919, sob o «apadrinhamento» de Afonso de Albuquerque, se resolveu em definitivo a fundação de um clube que agrupasse sob uma só bandeira todos os rapazes do bairro de Belém, amantes e praticantes do futebol e de outras modalidades, ao qual foi dado um nome que não deixa dúvidas quanto à razão da sua existência:
CLUBE DE FUTEBOL «OS BELENENSES».