A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” recebeu hoje, dia 11, uma participação assinada por três sócios do Clube dando conhecimento de que no passado sábado, no final do jogo de futebol que colocou frente a frente a Académica de Coimbra e o Belenenses, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, um associado e ex-atleta do Belenenses foi agredido por elementos da segurança da Os Belenenses, SAD.

Em paralelo, e não menos grave, a participação refere que um outro associado do Clube e ex-seccionista, foi impedido de prestar auxílio à vítima ao ser agarrado por um outro elemento da Os Belenenses, SAD, desta feita da sua estrutura desportiva, acto acompanhado de palavras que, de tão lamentáveis, nos escusamos a repetir.

A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” não pode tolerar – e não vai tolerar -, que os associados e adeptos do Clube sejam alvo de qualquer tipo de perseguição por figuras estranhas ao Belenenses, e muito menos estando em causa alegados delitos de opinião.

O Belenenses não é isto e a sua Identidade é contrária a esta forma de estar na Vida e no Desporto.

Em face do exposto, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que:

1. Repudia qualquer tipo de violência, ainda para mais gratuita, tendo como adquirido que quem a pratica não tem lugar no Desporto.
2. Abriu um Inquérito onde pretende apurar toda a verdade sobre as responsabilidades em causa.
3. Solicitou formalmente esclarecimentos urgentes à Os Belenenses, SAD.
4. Solicitou à Os Belenenses, SAD o afastamento imediato dos elementos envolvidos neste incidente, entendendo igualmente não existir qualquer justificação para que segurança particular preste acompanhamento pessoal aos elementos da SAD no Complexo do Restelo.

A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” coloca-se igualmente ao dispor do nosso associado, tendo-lhe já manifestado directamente que o apoiará até às últimas consequências, em tudo o que se mostre necessário e lhe venha a ser solicitado, desde logo ao nível jurídico.

Não obstante, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” apela à serenidade da massa associativa no jogo da próxima jornada da Liga NOS frente ao FC Porto, desejando que todos se unam em torno da nossa equipa de futebol na luta pela vitória que permita continuar a disputar uma vaga nas competições europeias da próxima época.

Restelo, 11 de Maio de 2015
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”