Margarida Sousa é futebolista da equipa do Belenenses que este sábado conquistou mais uma importante vitória frente ao Castrense. Atleta internacional, foi convocada para os trabalhos de preparação da Selecção Nacional Sub-19 que esta semana vai enfrentar a Áustria, no Algarve. Entende ser um orgulho actuar no Belenenses, mostra-se optimista e crê que a equipa está a subir “degrau a degrau”. Fomos conversar com ela.
O que significa o futebol feminino para ti? Jogas futebol desde muito nova?
Desde muito nova que jogo, mas vou vendo o futebol de maneira diferente, a parte que carrega de mim vai sendo cada vez maior.
Foi uma caminhada difícil até chegares a Internacional Sub-19? As pessoas ainda associam um pouco o futebol a um reduto masculino…
É um caminho estreito e difícil sim, não acho que seja por causa da forma com que olham o futebol feminino com inferioridade, mas pela forma como as jogadoras se abrigam nesse preconceito; lutar contra o preconceito é trabalhoso mas, muitas vezes, mais trabalhoso ainda é lutar contra as nossas próprias imperfeições, e nas selecções desafiam-nos diariamente a isso.
Qual a opinião sobre o estado do futebol feminino em Portugal? Fala-se na criação de uma Liga com características diferentes, pensas que a modalidade pode crescer muito?
Tem havido grandes progressos nos últimos anos, mas o futebol feminino em Portugal ainda é só medíocre, e tem muito a atrasá-lo.
Acho que não é a mudança da Liga que vai fazer crescer muito mas pode ser importante.
Qual a sensação de representar um grande clube como o Belenenses? A responsabilidade é maior?
É um grande orgulho, a responsabilidade é maior porque temos objectivos ambiciosos.
Tens assinado boas exibições e tens feito golos importantes, atravessas um bom momento de forma, estás optimista para o resto da temporada?
Estou optimista agora, estamos a subir degrau a degrau.
Queres deixar uma última palavra aos adeptos do Belenenses?
Quero agradecer o apoio que temos recebido dos nossos adeptos e pedir aos que não nos conhecem que invistam um bocadinho do vosso tempo para o fazerem.