Severo Tiago praticou Futebol e Atletismo no Belenenses – facto natural num clube que nasceu sob a égide do Futebol, sendo os seus executantes, na maioria dos casos, a enveredar também por outras modalidades.
Por exemplo, Joaquim de Almeida, outra das figuras gradas dos primeiros tempos do Belenenses, em particular na edificação das Salésias, praticou exactamente as mesmas modalidades.
Com futebolista, Severo Tiago não atingiu grande notoriedade, actuando pouco (como avançado) na Primeira Categoria da nossa equipa. Mesmo assim, foi Campeão de Lisboa em 1929 e Vice-Campeão em 1930.
O Atletismo iniciou-se, no Belenenses, em 1921, sendo pois a segunda modalidade a surgir no clube. Severo Tiago foi dos primeiros a destacar-se nesta modalidade.
Especialista nas provas de velocidade e no salto em comprimento, conquistou em 1 de Agosto de 1926 o primeiro título nacional para o Belenenses, justamente no Comprimento.
Vinte dias depois, tornou-se o primeiro atleta belenense a ser internacional na mesma modalidade, participando num Portugal – Espanha. Ficou em segundo lugar nos 200 metros e contribuiu para a vitória portuguesa nos 4×100 metros.
Em 1928, foi Campeão Nacional dos 200 metros.
Belenense dedicado, Severo Tiago foi elevado à categoria de sócio de mérito.
Permita-se-nos uma referência à foto que ilustra este artigo: juntamente com com Severo Tiago, vão o já mencionado Joaquim Almeida, e João da Silva Marques, nadador Azul que estava qualificado para os Jogos Olímpicos de 1932, onde acabou por não ir, por o Governo não lograr disponibilizar verbas para o efeito.
JMA