Entrevista a Joana Vieira

22 de Janeiro de 2015

Joana Vieira, 24 anos, praticou rugby antes de chegar ao futebol. Capitã da equipa de futebol feminino do Belenenses, atravessa um óptimo momento de forma, mostra-se confiante e é a melhor marcadora do nosso onze.

O que significa o futebol feminino para ti? Jogas futebol desde muito nova?
Jogo futebol há pouco tempo, apenas desde Agosto de 2013. Joguei rugby entre 2007 e 2013, naquilo que foi a minha “carreira” desportiva mais a sério. Deste modo, sou apenas uma jogadora nova na modalidade que, pela paixão que tenho por futebol, vim tentar a minha sorte e jogar aquele que é o meu desporto de eleição! Por isso, para ser honesta, o futebol feminino não tem um significado para mim como tem para jogadoras que estão na modalidade há muito tempo e que têm outro estatuto, mas claro que, com o passar do tempo, vou-me sentindo cada vez mais parte deste mundo e vai assim começando a ganhar importância.

Foi uma caminhada difícil? As pessoas ainda associam um pouco o futebol a um reduto masculino…
Visto que jogo futebol apenas há 1 ano e poucos meses, não posso falar em caminhada. Ainda estou muito no início. Se me fizerem esta pergunta daqui a uns anos, espero poder ter uma longa resposta e, de preferência, cheia de sucessos!! Quanto ao resto, venho de uma modalidade que é vista como tudo, menos como feminina….por isso é um tema que não me preocupa! No rugby, ainda posso perceber, pois é uma modalidade mais “violenta” e com bastante contacto. No caso do futebol, não percebo, mas fica ao critério de cada um.

Qual a opinião sobre o estado do futebol feminino em Portugal? Tens ideias para o fomento da modalidade?
Não me querendo estar sempre a repetir, visto que jogo há pouco tempo, não tenho ainda uma opinião, mas venho de uma modalidade que em nada se compara ao futebol. Quer a nível de número de jogadoras, número de equipas, orçamentos, a competitividade dos campeonatos…. Pode parecer estranho para quem está no futebol feminino há vários anos, mas, para mim, é um “luxo”. Agora, em todas as modalidades, para se evoluir, é preciso investir. Se calhar com mais investimento, o futebol feminino estaria ainda melhor, mas isso são temas para quem o gere. Por enquanto, sou só jogadora.

Qual a sensação de representar um grande clube como o Belenenses? A responsabilidade é maior?
Sem dúvida que jogar no Belenenses é um prestígio! É um clube histórico da minha cidade, quase centenário, com triunfos em várias modalidades… Quando me perguntam onde jogo e respondo “No Belenenses”, as pessoas não ficam indiferentes. Não acho que seja uma responsabilidade maior, acho é que é uma motivação maior! Poder alcançar qualquer coisa e ficar na história do Belenenses é uma motivação extra!

És capitã de equipa e a melhor marcadora, atravessas um grande momento de forma, estás optimista para o resto da temporada?
É verdade, tenho conseguido marcar golos, o que nas minhas posições (extremo e ponta de lança) acaba por ser fundamental para a motivação e confiança, daí estar a atravessar um bom momento, apesar de nem sempre as coisas saírem como gostaria. Felizmente tenho uma equipa por trás que não me deixa baixar a cabeça em momento algum. Quanto ao resto da temporada, a equipa atravessou uma fase menos boa, o que nos levou a uma derrota contra um dos candidatos ao 1o lugar da série, num jogo bastante importante, mas penso que estamos a voltar ao que realmente somos e por isso estou confiante. Não dependemos de nós para acabar em 1o lugar, mas ganhar os jogos todos até ao fim, mesmo que isso signifique o 2o lugar, isso sim, depende só de nós.

Queres deixar uma última palavra aos adeptos do Belenenses?
Aos que já nos conhecem e acompanham, posso dizer que até ao final da época podem contar com o nosso maior empenho e paixão para levar o Belenenses o mais longe possível na Taça de Portugal e ganhar o resto dos jogos do campeonato. Aos que não nos acompanham, que passem a acompanhar, nem que seja de vez em quando. Tenho a certeza que vão admirar a maneira como tentamos fazer desta equipa um motivo de orgulho para o Clube!

PARTILHAR NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

SideMenu