joao_valadas_pinho_pJoão Valadas Pinho, 29 anos, é adepto do Belenenses por influência de um seu Avô e vem de uma família com fortíssima presença azul. Regressou na época passada à nossa equipa de andebol a convite do Prof. Alvarez, num plantel que logo chama a atenção por nele pontificarem cinco atletas que são adeptos do Clube.

Quais as tuas ligações ao Belenenses e como te tornaste adepto do nosso Clube?
Tornei-me adepto por influência do meu avô Jorge, que mal nasci fez-me sócio. Que saudades de ir com ele à bola… Habituei-me a ir muito novo ao Estádio do Restelo, e é para mim uma honra enorme ser deste clube.

Para além de seres adepto e sócio do Belenenses, tens outros familiares que são igualmente sócios e adeptos. É uma família 100% belenenses?
Sim, o meu círculo familiar mais próximo, pai, mãe e irmãos são todos Belenenses. E os meus sobrinhos também já são sócios!

Como foi o teu percurso como atleta ao serviço do Belenenses? Começaste cedo?
Vim para o Belenenses já no escalão de juniores, depois de fazer todo o meu percurso no Paço D’Arcos. Em juniores cheguei a ser convocado à selecção, e fomos também campeões nacionais. No ano em que subi a sénior fui emprestado, regressando no ano seguinte ao clube. Acabei por sair do Belenenses mais tarde, para voltar novamente a convite do Prof. Alvarez a época passada.

Qual a sensação de representar o clube do coração? Tem alguma sensação diferente? Mais forte?
Sim, claro que sim, mas temos de ter equilíbrio, sob pena de reagirmos ao desenrolar de um jogo de forma muito emocional, ao invés de racional. Por outro lado no que diz respeito à motivação, ela está sempre presente, basta carregar a cruz de cristo ao peito.

E a responsabilidade? É maior?
Sim, acaba por ser maior, não só por eu ser adepto mas porque o Belenenses é um clube histórico em qualquer modalidade. Mesmo os meus colegas que têm outras preferências clubísticas estão completamente cientes dessa responsabilidade maior.

O teu irmão também jogou andebol no Belenenses. Teria sido ainda melhor dividir o balneário dos seniores com ele?
Além do meu irmão Tiago, também o meu pai jogou andebol no Belém, e ele chegou a ser campeão nacional de seniores, algo que orgulha toda a família. O meu irmão Nuno também jogou no Belém, mas basquetebol.
Claro que gostava de ter dividido o balneário com o meu irmão neste clube, mas o que não falta na nossa equipa são jogadores adeptos do Belenenses, somos 5 ao todo, não sei se haverá outra modalidade de seniores com tantos!

Para terminar, como analisas o desempenho da nossa equipa de andebol até ao momento? Optimista para 2015?
O nosso objetivo é conseguirmos estar nos lugares de acesso aos play-off, Visto que acabámos o ano em 8º, lugar limite para essa meta, desejo para 2015 um desempenho coletivo ainda melhor, e tenho a plena confiança que este grupo vai atingir esse objetivo.

Aproveito também para desejar um óptimo ano a todos os Belenenses, com muita saúde e vitórias do nosso Belém!