Afonso Ribeiro chegou a sénior na natação do Belenenses, depois de uma vida inteira a representar o seu Clube de sempre. Sócio praticamente desde que nasceu, cresceu numa família de Belenenses e nada desde os dez meses de idade.
Quais as tuas ligações ao Belenenses e como te tornaste adepto do nosso Clube?
Sou sócio praticamente desde que nasci, mais precisamente aos 10 meses quando comecei a “nadar” no clube. Sou nadador e sócio do Belenenses desde então.
Para além de seres adepto do Belenenses, tens outros familiares sócios ou adeptos do Belenenses
?
O meu Pai é sócio há 55 anos e o meu avô paterno também o foi durante muitos anos.
Como foi o teu percurso como atleta ao serviço do Belenenses? Começaste cedo?
Sim, como já referi, comecei cedo a aprender a nadar. Passei pela aprendizagem/ambientação ao meio aquático e fui crescendo até chegar a sénior, escalão no qual me insiro. Vivi momentos bons e outros menos bons, contudo sinto que agora estou a viver um dos melhores momentos de sempre na natação do Belenenses. Estou inserido num projecto com muitas potencialidades e, no futuro, creio que vou aprender e tirar muito proveito do mesmo.
Qual a sensação de representar o clube do coração? Tem alguma sensação diferente? Mais forte?
É óptimo poder representar o clube com o qual mais me identifico. Sinto que é um privilégio poder fazê-lo e por isso, estou muito grato.
E a responsabilidade? É maior?
Creio que quando representamos um clube, seja ele qual for, a responsabilidade é sempre grande. O facto de eu ser do Belenenses há muitos anos não significa que quando o represento deva sentir mais responsabilidade que outros. Todos os dias no treino aprendemos o que é ser do Belém e é, também, todos juntos que aprendemos a sentir a responsabilidade de o representar.
Por fim, como analisas o desempenho da natação nesta temporada, tanto a nível de equipa como a nível individual? E perspectivas para 2015?
Estou a ter uma época com sucesso a nível colectivo, o que é muito importante. Até agora tenho trabalhado para ajudar a minha equipa e continuarei a fazê-lo. Os resultados individuais até agora não foram os melhores, contudo, com dedicação e persistência, irão aparecer. Em 2015 espero estar presente nos campeonatos nacionais de absolutos e apresentar-me em boa forma.