A equipa do Belenenses/ElPozo venceu este domingo a formação do Póvoa Futsal por 6-1, num encontro relativo à 11ª jornada da Liga Sport Zone Futsal, disputado num Pavilhão Acácio Rosa com pouco público, numa partida agradável de seguir, com a nossa equipa a revelar maior tranquilidade, melhor posse de bola e a cometer menos erros do que tem vindo a fazer, justificando a vitória de forma confortável.

Antes do início do encontro, a formação do Póvoa Futsal homenageou Carlos Moutinho, falecido durante o encontro entre as duas equipas em Março último, com a colocação de uma coroa de flores no Pavilhão Acácio Rosa, numa atitude que muito nos sensibilizou. O nosso sentido agradecimento ao Póvoa Futsal.

Quanto ao jogo, começou melhor a nossa equipa, com Ivo Oliveira a inaugurar o marcador logo aos 3 minutos, com um remate cruzado cheio de intenção, com os pupilos de Carlos Teixeira a disporem nos minutos seguintes de vários lances para ampliarem o marcador, não revelando a eficácia necessária.

Como quem não marca sofre, a formação do Póvoa Futsal restabeleceu a igualdade aos 10 minutos, por intermédio de Márcio, num dos primeiros lances de perigo criados pela formação da Póvoa no encontro.

A nossa equipa acusou o golo sofrido e nos minutos seguintes surgiram momentos de intranquilidade fazendo lembrar jogos anteriores, mas aos 14 minutos, na sequência de um livre directo, após um lance mais agressivo de um atleta contrário a Gonçalo Farinha penalizado com cartão vermelho, o Belenenses/ElPozo colocou-se novamente na liderança no marcador, com Ivo Oliveira a tirar partido de um lance estudado executado com perfeição.

Este segundo golo libertou a equipa, que voltou a praticar um futsal de qualidade, tendo surgido o terceiro golo aos 18 minutos, por intermédio de Pauleta, na conclusão de um contra-ataque iniciado após recuperação de bola de Gonçalo Farinha, colocando alguma tranquilidade no marcador, ainda antes do intervalo.

A vencer por 3-1 ao intervalo, a nossa equipa abordou o início da segunda parte com inteligência, dando a iniciativa do jogo ao adversário, mas defendendo forte, com pressão sobre o portador da bola, não deixando a formação da Póvoa construir lances de perigo, explorando simultaneamente transições rápidas, na sequência de roubos de bola.

No entanto, o quarto golo do Belenenses/ElPozo surgiria na sequência de mais um lance de bola parada, com João Pires a marcar um livre directo para um desvio fantástico de Gonçalo Farinha, num local sem ângulo de remate, a colocar o marcador em 4-1, estavam decorridos 30 minutos de jogo.

Com o vencedor do jogo praticamente decidido, os golos de Mapuata, aos 35 minutos, e de Tiago Carvalho, aos 37 minutos, apenas expressaram mais o desnível no marcador, perante um adversário que lutou sempre por minimizar o desnível no marcador, apostando no 5×4 nos derradeiros minutos do encontro, mas sem efeito, com a nossa equipa a defender essa situação com bastante concentração e eficácia, havendo ainda tempo para o técnico Carlos Teixeira colocar em jogo o ainda júnior Vikesh Kumar, que se estreou assim na competição maior da modalidade.

Com esta vitória, o Belenenses/ElPozo subiu ao 10º lugar da Liga Sport Zone Futsal, com 10 pontos, começando a aproximar-se dos lugares por nós ambicionados para esta época, após um início de época abaixo das nossas expectativas.

Ficha do Jogo:

Belenenses/ElPozo: Sérgio Alves (gr), Bruno Paulo, Tiago Carvalho (1), Ivo Oliveira (2) e Gonçalo Farinha (1).
Jogaram ainda: João Pires, Mapuata (1), Major, Hugo Eduardo, Pauleta (1), Pinto e Vikesh. Não jogaram: Roger (gr).

Marcha do Marcador:
1-0 – Ivo Oliveira (3m)
1-1 – Márcio Moreira (10m)
2-1 – Ivo Oliveira (14m)
3-1 – Pauleta (18m)
4-1 – Gonçalo Farinha (30m)
5-1 – Mapuata (35m)
6-1 – Tiago Carvalho (37m)

Resultado Final: Belenenses/ElPozo 6-1 Póvoa Futsal

Próximo jogo: AD Modicus x Belenenses/ElPozo – Domingo, 30 de Novembro, 17h00 – Pavilhão do AD Modicus, em Sandim – Gaia.