Campeonatos de Lisboa? Que importância teve isso, perguntarão alguns, com cepticismo ou desaprovação?

Bom, durante anos foi a prova mais importante de Portugal. Mesmo quando já havia o Campeonato de Portugal e, depois, o Campeonato Nacional, os clubes lisboetas davam idêntica importância a esta prova, que só desapareceu do calendário na época de 1947/48. Os jogos e títulos eram disputadíssimos, perante elevadas e entusiásticas assistências. A história do Futebol Português também se fez, e muitos, destes jogos, dos seus triunfos, derrotas, ídolos e rivalidades.

Por exemplo, a importância desta conquista pode ser assinalada pelo facto de, na altura, ela ter merecido praticamente tanto destaque como a nossa vitória no Campeonato Nacional, 6 meses e meio depois. Vejam-se os jornais do Belenenses daquela época. Há até uma foto que passa por ser da vitória no Campeonato Nacional, quando o é do Campeonato de Lisboa da mesma época. Incluímo-la neste artigo.

De resto, eram nestes Campeonatos regionais que se apuravam os participantes nos Campeonatos de Portugal e, depois, nos Campeonatos Nacionais.

Curiosamente, falhando o seu apuramento uma vez, o Benfica veio a ser incluído no Campeonato de Portugal e a ganhá-lo. Também por duas vezes o F.C.Porto não tinha conseguido o apuramento para o Campeonato Nacional, acabou por ser incluído, com o acordo dos restantes clubes, e até veio a ganhar uma dessas edições.

A título de curiosidade, refira-se também que a CUF – Companhia União Fabril, mais tarde chamada Quimigal e, depois, Fabril, chegou a alcançar uma muito razoável evidência no Futebol Português dos anos 60 e 70, e até venceu o Milão num jogo europeu.

Desde a sua fundação, o Belenenses participou em todas as 29 edições do Campeonato de Lisboa disputadas até à sua extinção. Foi vencedor por 6 vezes (1925/26, 1928/29, 1930/31, 1931/32, 1943/44, 1945/46. No mesmo período, o Sporting ganhou 19, o Benfica 4 e o Vitória de Setúbal 2.

JMA