Não serão muitas as equipas do mundo que se podem orgulhar de ter vencido o Real Madrid por concludentes 3-0. Escassíssimas o terão feito em Espanha. O Belenenses, contudo, pertence a esse lote restrito. É verdade que foi quase na fronteira com Portugal, mais propriamente, em Ayamonte; tal, entretanto, em nada retira brilho a este grande feito do Belenenses. De resto, o nosso clube vivia então um período áureo, com várias vitórias no Campeonato de Portugal e no Campeonato de Lisboa. Por exemplo, nesse ano, o Belenenses sagrara-se Campeão de Lisboa pela terceira vez, e segunda consecutiva.

Naquele tempo, não havia competições internacionais de clubes institucionalizadas. Por isso, os clubes levavam estes jogos o mais a sério possível, com tanto empenho como aquele com que actualmente disputam a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. Ora, o Real Madrid é, sem dúvida nenhuma, o mais mítico e poderoso clube de futebol no mundo; entre tantos outros títulos, conquistou dez Taças/Ligas dos Campeões Europeus.

Deve referir-se que este foi o segundo jogo entre o Belenenses e o Real Madrid. O primeiro fora…dois dias antes, na mesma cidade, e o Belenenses baqueara por números pesados: 0-5. Assim, a vitória, sobre a qual passam hoje anos, teve o saboroso sabor a desforra e mostra de que “raça” eram feitos os Belenenses de então.

Esta vitória deixou caminho para vários convites honrosos do Real Madrid ao Belenenses, como veremos melhor em outros apontamentos: a inauguração do seu estádio, as bodas de prata do mesmo Estádio e a homenagem ao hexacampeão europeu Gento, a despedida e homenagem de Ipina, ao tempo capitão dos madridistas, etc.

Aproveitando-nos do registo constante no livro de Acácio Rosa sobre a História do Belenenses entre 1919 e 1960, aqui fica o registo dos jogadores que obtiveram este magnífico triunfo: Tomaz; Rodolfo Faroleiro e Belo; Américo Antunes, Silva Marques e César Matos; Alfredo Ramos, Pepe, Júlio de Sousa, Bernardo e José Luís. Nomes como Pepe, César Matos, Alfredo Ramos, Rodolfo Faroleiro ou José Luís, são ícones do Belenenses, cuja equipa, nessa data, jogou desfalcada do grande capitão Augusto Silva, o que mais valoriza o triunfo.

JMA