Dois dias depois da inauguração do Estádio, foi a vez da sua instalação luminosa. Houve uma grande parada de atletas mas o prato forte da noite foi o jogo entre o Belenenses e o Stade de Reims, que teve início às 22 horas.

Sobre a força e valor do nosso adversário, fala eloquentemente o facto de, pouco meses antes, ter sido finalista da Taça do Campeões Europeus, proeza que repetiu em 1959.

Foi também várias vezes Campeão de França e finalista da Taça Latina de 1955. Aó actuaram Raimond Kopa e Just Fontaine (este superou Zidane ou Platini como melhor jogador Francês, numa eleição aquando dos 50 anos da UEFA), duas lendas do Futebol Mundial de todos os tempos. Ora, sobre esta poderosa equipa, obteve o Belenenses, naquela noite, uma concludente vitória por 2-0, mostando a sua categoria internacional. Os golos foram de Miranda e Matateu.

A crónica do jornal “A Bola” (ver gravuras) dá nota de uma grande exibição de toda a equipa e de um especial fulgor de Matateu, Vicente e Di Pace. Realce também para Miranda: ele, no Restelo, obteve o primeiro golo num treino; o primeiro golo num jogo; o primeiro golo num desafio à noite.

Assistiram ao jogo 25.000 pessoas, apesar dos preços muito elevados. Note-se que, mais ou menos na mesma altura, o Sporting realizou 3 jogos nocturnos contra equipas estrangeiras de renome no seu também recém-inaugurado Estádio de Alvalade, e a média de público não foi superior à do Belenenses.

Outros tempos, de facto…