João Silva deixou este mundo há escassas semanas (morreu no dia 15 de Julho de 2014) e ficou um vazio no Belenenses nuca poderá ser preenchido.
Ele nunca marcou nenhum golo. Nunca defendeu nenhum penalty. No entanto, foi um grande campeão do Belenenses. Como ele, há poucos: perto de 60 anos ao serviço do Belenenses, dizem tudo. João Silva é muito “nosso”. Foi um dos membros mais queridos da nossa família.
Além do mais, durante décadas foi ele não só o massagista do Belenenses mas também da selecção nacional. Outros clubes podiam, ou não, ter representantes seus na selecção; o Belenenses, porém, não dependia das circunstâncias: estava sempre representado, no mínimo, pelo pequeno-grande João Silva, sem esquecer os Drs. Silva Rocha e Camacho Vieira, outras figuras imortais do nosso clube.
Entre as imagens do Belenenses que guardamos entranhadamente no coração, estará sempre a de João Silva a correr para o relvado, a fim de assistir um jogador.
Por tudo isto, todas as homenagens de que João Silva tenha sido ou venha a ser alvo, pela UEFA (como na data aqui assinalada), pela Federação Portuguesa de Futebol ou pelo Belenenses, serão sempre escassas para sublinhar a grandeza do “nosso” querido João Silva.
JMA