Carlos Campos é um nome a reter na história do Belenenses. Coisa natural se pensarmos que se tratou de um atleta várias vezesCampeão Nacional de Pentatlo Moderno. Neste dia comemora-se a obtenção do Penta-Campeonato. Cinco anos consecutivos como valor máximo absoluto da modalidade em Portugal. Ainda chegaria ao “hexa”, logo no ano seguinte
Em 2005 o campeonato decidiu-se em Idanha-a-Nova, no seu Meeting Internacional. Além de Carlos Campos estiveram em prova mais quatro atletas do Belenenses: o internacional André Pereira e três representantes de escalões de formação: Carlota Godinho, Francisca Moncada e Pedro Oliveira.
A revalidação do título nacional não começou da melhor forma para o então tetra-campeão, muito por força da má prestação na prova de tiro que o relegou para a nona posição da classificação geral até esse momento. No entanto, as excelentes provas na Esgrima (20 vitórias em 23 combates – segundo classificado), na Natação (de novo segundo classificado) e no Hipismo (quinto lugar), permitiram a Carlos Campos recuperar e gerir a vantagem na prova final – a corrida – atingindo assim o mais alto lugar no podium.
Como prova que apesar de toda a qualidade de Carlos Campos, o Pentatlo Moderno no Belenenses não era apenas Carlos Campos, sendo o resto simples cenário, André Pereira classificou-se numa honrosa quarta posição nacional e sexta na geral do Meeting Internacional. E poderia ter sido melhor não fora um engano no percurso da prova de hipismo.
Entretanto, na carreira de Carlos Campos, e enquanto vestiu a camisola do Belenenses, há outros factos muitos relevantes. Assim, foi Campeão da Europa em Juvenis, em 1999, e de Juniores em 2001. Já nos Seniores, venceu o Grupo A da Taça do Mundo, em 2002. Esteve presente nos Campeonatos do Mundo de 2002 e 2003, nos Campeonatos da Europa de 2002, 2004 e 2005 e na Taça do Mundo de 2006.
NG + JMA