Não está na boa tradição do Belenenses o desrespeito ou a sobranceria arrogante sobre os adversários a quem vencemos ou até goleamos.

Por isso, em artigos como este, o que está em causa é assinalar feitos relevantes do nosso clube e que são tanto mais valorizados quanto maior é a força e prestígio do oponente. O Sporting, nosso rival neste jogo (e em tantos, tantos outros que preenchem páginas importantíssimas do desporto Português), sendo naquela altura e durante mais algum tempo, um clube mais ou menos da mesma igualha, veio com o tempo a ganhar-nos bastante vantagem em termos de conquistas. É também esse seu poderio que dá mais relevo à nossa grande vitória a que hoje aludimos.

Se 9-0, em Futebol, já é um resultado impressionante, mais inacreditável ainda é dizermos que, nesta altura, superámos o Sporting por 15-0. Mas, na verdade, assim foi. Na eliminatória dos oitavos de final do Campeonato de Portugal, o Belenenses ganhou um jogo por 6-0 e outro por 9-0, somando esse total de 15-0!

Num parêntesis, cabe lembrar que no Campeonato de Lisboa dessa época (que começara ainda ensombrado pela tremenda perda, em todos os sentidos, do nosso grande Pepe) o Belenenses tinha sido Campeão, com 35 pontos, seguido justamente pelo Sporting, com 33. Era, na época, uma prova muito – muitíssimo! – importante.

Mas voltemos ao Campeonato de Portugal. Em 15 de Maio, na primeira mão do Campeonato de Portugal, o Belenenses foi ganhar ao campo do Sporting por 6-0, facto por si já digno de grande referência.

Uma semana depois, o Belenenses recebeu o mesmo adversário nas Salésias. Tinha-se alegado que na primeira mão, o Sporting tinha jogado desfalcado de um ou outro jogador, que alinharia agora na segunda partida. Que fizeram os nossos jogadores? Limitaram-se a defender a vantagem conquistada?

Não, o Belenenses não só não fez isso, como caprichou em mostrar que o resultado da primeira mão não fora um acaso e que podia ser igualado e até ultrapassado. E foi mesmo, ganhámos por 9-0. Nove a zero!

Os nossos golos foram marcados por Rodolfo Faroleiro (4!), Heitor (3), Alfredo Ramos e José Luíz.

Assim, como vimos, o resultado desta eliminatória foi de 15-0!

Note-se que, aos 6-0 em jogos Fora com que o Belenenses ganhou ao Sporting, os verde-brancos só têm para nos opor uma vitória por 5-1. Aos 9-0 com que ganhámos em Casa, “só” pode o mesmo (poderoso) adversário responder com um triunfo por 7-1 como visitado.

JMA