Poucos clubes Portugueses – na verdade, apenas quatro – se podem orgulhar de ter tido nas suas fileiras jogadores que, em determinado tempo, fossem detentores do record de internacionalizações, isto é, de jogos pela Selecção Nacional.

O Belenenses é, naturalmente, um deles, e Augusto Silva é o nome desse jogador.

Nesta data, essa figura imensa do Belenenses e do futebol português que foi Augusto Silva envergou pela última vez – e com a braçadeira de Capitão – a camisola da Selecção Nacional. Com 21 internacionalizações (num tempo em que os jogos entre selecções eram muitíssimo menos frequentes que hoje) era o mais internacional de todos os jogadores portugueses, honra que conservou até 1950, durante nada mais nada menos do que 16 anos.

Foi num jogo com a Espanha, que Portugal perdeu por 2-1. A estreia tinha ocorrido 9 anos antes, em 15 de Maio de 1925, também em encontro com a Espanha. Tornou-se capitão da equipa das cinco quinas em 1929.

Ao serviço da Selecção Nacional, Augusto Silva, com mais três outros jogadores azuis (César Matos, Pepe e Alfredo Ramos), participou nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdão. O Belenenses era o clube mais representado. Ainda não havia Campeonatos do Mundo, pelo que essa participação teve valor semelhante, e foi o primeiro grande momento da Selecção Nacional. A bravura com que Augusto Silva se bateu então, valeu-lhe o epíteto de “O Leão de Amsterdão”. Nesta competição, marcou, com um grande golo, o tento da vitória 2-1 contra a Jugoslávia.

Apesar de ser médio, também marcou, por Portugal, no jogo com a França disputado em 18 de Abril de 1926.

No entanto, resta muitíssimo mais a dizer sobre Augusto Silva. Sobre ele se escreveu há não muito tempo na revista do Belenenses. E, nestes apontamentos, haveremos de o referir mais vezes. É uma figura de máxima grandeza do nosso clube!

Como jogador, com a camisola do Belenenses, foi 3 vezes Campeão de Portugal (em 1927, 1929 e 1933) e 2 vezes Vice-Campeão (em 1926 e 1932; conquistou 4 Campeonatos de Lisboa (em 1926, 1929, 1930 e 1932), sendo 4 vezes Vice-Campeão de Lisboa (em 1925, 1927, 1931 e 1933). Como treinador, foi Campeão Nacional (o primeiro Português a consegui-lo!) e Campeão de Lisboa, no comando da equipa do Belenenses, na época de 1945/46.

Basta este resumo para justificar a afirmação de que Augusto Silva é uma das primeiríssimas figuras de toda a história do Belenenses.

JMA