No final do encontro com o SC Braga/AAUM, recolhemos as declarações do técnico do Belenenses/ElPozo, Carlos Teixeira, sobre o encontro, numa partida onde, apesar de derrotada, a nossa equipa realizou uma exibição positiva, dando uma boa réplica à forte equipa adversária e vendendo cara a derrota.

– Uma derrota diante de uma das mais fortes equipas nacionais, mas o Belenenses/ElPozo deu boa réplica e deixou uma imagem positiva. Como analisas o jogo?

– Foi um jogo dentro daquilo que esperávamos. Um jogo difícil, bastante intenso, face a uma equipa que, na minha opinião, até ao momento é aquela que melhor futsal está a praticar, com um futsal de qualidade, objetivo e seguro. Nós tentámos contrapor com uma estratégia que passava por uma solidez defensiva e por uma posse de bola acutilante. Julgo que assistimos a um jogo muito interessante de seguir, bastante disputado, com um justo vencedor, embora me pareça que terá sido por números exagerados.

– Apesar da boa exibição realizada, falhámos por momentos em algumas acções defensivas, que resultaram em golo do adversário…

– Houve algumas acções no jogo que poderíamos e deveríamos ter gerido de maneira diferente mas não se trata apenas de eventuais falhas nossas. Também temos que perceber onde fica a fronteira entre o nosso demérito e o mérito do adversário. Vamos continuar a trabalhar para percebermos melhor as situações e os momentos do jogo, mas mais do que falar em falhas ou facilidades, prefiro enaltecer a postura, a entrega, a atitude e a competência destes jogadores, cuja grande maioria tem apenas seis meses de experiência competitiva na divisão maior da modalidade.

– Depois de recuperarmos do 1-4 para 3-4, e com o adversário já com 5 faltas, o momento que poderia ter mudado o rumo do jogo foi aquele lance do Drula, que o Beto defende com a cara, que daria o empate a poucos minutos do final. Esse foi um momento crucial do encontro?

– Um jogo faz-se de momentos e esse foi realmente um deles, como houve outros para as duas equipas. Na minha opinião, e tendo que escolher um momento, diria que foi o minuto em que sofremos o terceiro e o quarto golo como o momento mais importante para o desfecho final do encontro. De realçar que estivemos por duas vezes quase fora do jogo, no 0-2 e no 1-4, e os nossos jogadores tiveram uma enorme demonstração de carácter, reagiram muito bem e mantiveram a equipa sempre viva na discussão do resultado.

– As ausências do Miguel Cautela, ainda a recuperar de uma lesão, e do João Marques, a cumprir o último jogo de castigo, foram sentidas neste jogo?

– Sinceramente não acho que se tenha notado a falta deles. Se o Cautela e o João Marques  estivessem disponíveis poderiam ter sido importantes. Dariam mais opções. Não estando disponíveis, julgo que os atletas que jogaram foram dignos, competentes e dignificaram a camisola do Belenenses/Elpozo.

– Nesta paragem de quatro semanas no campeonato, sofremos duas alterações no plantel, primeiro com a saída do Fabinho, a seu pedido, e depois com a entrada do Gabriel. Que comentários fazes a estas alterações?

– Foi uma situação normal que pode acontece em qualquer grupo. Houve um atleta que saiu, o plantel ficou mais curto, entendemos que precisávamos de mais um elemento, e dentro das nossas possiblidades e dos jogadores disponíveis, achámos que o Gabriel será quem melhor se enquadra nas nossas necessidades.

– Com esta derrota, o Belenenses/ElPozo desceu para o 7º lugar da Liga Sport Zone Futsal, mas mantém a mesma vantagem pontual para a primeira equipa a não ser apurada para o play-off. Tendo praticamente cumprido o objectivo da manutenção, podemos sonhar com um lugar nos oito primeiros?

– Vamos passo a passo. Todo o grupo está consciente que foi a humildade e o trabalho que nos trouxeram até aqui e vamos continuar nesta linha de orientação. Primeiro queremos garantir, o mais rápido possivel, a manutenção pois esse objectivo ainda não está garantido. Depois pensaremos noutros voos. Agora sabemos que “o sonho comanda a vida” e nós também sonhamos, e porque somos um grupo ambicioso queremos sempre mais, mas vamos passo a passo. O próximo jogo é que interessa neste momento.