Como é do conhecimento dos sócios, foi assinado um protocolo entre a Direcção do Clube e o Núcleo de Amigos do Futsal (NAF), que se legalizou como entidade jurídica e sem fins lucrativos, por um período de três anos, e cujo términus será no final da época desportiva 2013/14, podendo ser prolongado por acordo de ambas as partes, em que o Clube concedeu ao NAF a responsabilidade e autonomia nos direitos de administração e gestão nas áreas administrativa, financeira e desportiva da sua equipa sénior de futsal, ficando o Clube com a responsabilidade de proporcionar a utilização das instalações e custos inerentes à respectiva utilização. Os direitos desportivos, como é lógico, serão sempre propriedade do Clube de Futebol «Os Belenenses».

O NAF está organizado num modelo tipo para instituições congéneres, com os seus órgãos sociais divididos por Mesa da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal, mantendo uma estrutura organizacional baseada em três vectores de actividade, cujos responsáveis conjuntamente com um Director Geral, formam uma Comissão Executiva, conforme o organograma:

Pretende assim o NAF prestar alguns esclarecimentos sobre a sua actividade:

Com a assinatura do referido protocolo, passou a ser da responsabilidade do NAF, elaborar um orçamento e assegurar o pagamento integral de todas as despesas relativas a um grupo de trabalho composto por jogadores, equipa técnica, fisioterapeuta e técnico de equipamentos.

O valor orçamentado para a época desportiva 2012/13 foi elaborado com base em patrocínios, receitas de bilheteira, cartões de apoio à modalidade (VIP, Amigo e Época), venda de merchandising, e eventos a realizar nas instalações do Complexo Desportivo do Restelo, e tendo como objectivo principal, a constituição de uma equipa que consiga trazer de volta o Futsal do Belenenses à 1ª DIVISÃO NACIONAL.

Com todos os condicionalismos inerentes à grave crise financeira que o país atravessa, foi possível constituir uma equipa, que se propõe atingir os objectivos traçados pelo NAF, e cujo valor se situa nos 55.000 Euros, podendo vir a ter um pequeno acréscimo resultante da equipa ter de disputar a fase para apuramento de Campeão Nacional da 2ª Divisão, ou ainda com a fase que a equipa consiga alcançar na Taça de Portugal.

As despesas estão baseadas em:
– Subsídios aos jogadores, equipa técnica, fisioterapeuta e técnico de equipamentos;
– Inscrições de equipa técnica, jogadores, staff e dirigentes;
– Seguros e medicina desportiva;
– Equipamentos de jogo e treino;
– Deslocações (transporte e refeições);
– Material médico e de fisioterapia;
– Despesas inerentes à competição – arbitragens;
– Policiamento dos jogos efectuados como equipa visitada;
– Aluguer de espaços para treino (pavilhões camarários ou escolas);
– Outros relacionados com a gestão da modalidade (ex.: correspondência, multas, etc);

O NAF compreende que vivemos num contexto de austeridade e que muitos associados do nosso Clube estão a sentir essas dificuldades. Já ouvimos queixas sobre o facto de cobrarmos bilhete de entrada nos jogos em casa da equipa sénior. Os bilhetes do Futsal para esta época são a 2 Euros, para sócios, e a 3 Euros para não-sócios. No entanto, pelo que já descrevemos, não podemos naturalmente, ter entradas livres, pois necessitamos de fazer face às despesas acima citadas. Pelo contrário, necessitamos de todo o apoio dos sócios e adeptos do Belenenses que, como nós, façam questão que a modalidade continue activa e competitiva no nosso Clube.

Só para os associados terem uma ideia, cada jogo da equipa sénior de Futsal disputado no Pavilhão Acácio Rosa, representa uma despesa de 250 euros em arbitragem, de 157 Euros em policiamento e de 60 euros em outras despesas de organização. Ou seja, cada jogo como visitado representa uma despesa fixa de 467 euros. Com bilhetes a 2 Euros para sócios, necessitamos de ter 235 adeptos nas bancadas, compradores de bilhete de sócio, para não termos prejuízo com esse jogo. É impossível não chegar junto dos sócios e adeptos da nossa equipa para comprarem um cachecol ou qualquer outro produto que nos possa possibilitar uma pequena receita adicional. Só se conseguíssemos “vender” a bilheteira a um patrocinador, o que no contexto actual da nossa economia é extremamente difícil, é que isso seria possível. Por tudo isto é impossível não cobrar bilhetes!

O NAF – Núcleo de Amigos do Futsal, agradece a todos a vossa compreensão, e está totalmente receptivo a quem queira colaborar connosco, no trabalho do dia-a-dia da Secção, na atribuição de pequenos donativos, na angariação de receitas para a secção e na organização de eventos que possam ajudar a manter a actividade desportiva com a qualidade que já habituámos todos os adeptos do Clube e da modalidade. Contamos com a vossa ajuda e disponibilidade.

O NAF, assumiu de forma solidária a multa aplicada ao seu ex-técnico Sr. Alípio Matos, no valor de 1.250 Euros, além de ter disponibilizado todo o apoio jurídico para que o castigo fosse contestado, situação que por vontade do próprio não se concretizou.

A Comissão Executiva do NAF, reúne-se semanalmente às terças-feiras, a partir das 19 horas, na sala de imprensa do pavilhão, estando disponível para receber qualquer associado ou adepto, que queira esclarecer dúvidas, dar sugestões ou mesmo colaborar com este grupo de sócios que assumiu desinteressadamente os destinos do futsal do NOSSO Clube, e porque desejamos um PROJECTO VENCEDOR, RUMO À 1ª DIVISÃO, para o futsal do Belenenses.

A Comissão Executiva